A estrutura da prefeitura de Estrela passar por mudanças e apresenta novas pastas. A reforma administrativa foi aprovada pelos vereadores e entrou em vigor durante a semana. As alterações também estão relacionadas aos cargos comissionados e redução de gastos. Com isso, o objetivo da gestão é adequar a administração ao modelo de governo proposto.
Entre as principais alterações, implantação de novas secretarias, desmembramento de outras pastas e a criação do cargo de secretário-adjunto. Ficam extintos cargos de diretor de Licitações, de Meio Ambiente e de Comunicação, bem como as funções relacionadas à Empresa Pública de Logística Estrela (E-Log).
Com base na otimização de recursos, a reforma prevê uma economia de aproximadamente R$ 714 mil no exercício de 2025. De acordo com o projeto, a gestão busca “valorizar o quadro de servidores e reduzir gastos”. Para isso, foram incluídos critérios mais rígidos para nomeações. O vice-prefeito de Estrela, Márcio Mallmann, enfatiza que a proposta foi elaborada com base na realidade do município e no plano de governo.
“Nessa reforma se reduz gastos e ao mesmo tempo se cria secretárias fundamentais como, por exemplo, a de Habitação. Creio que sanamos as dúvidas e nos colocamos a disposição para eventuais esclarecimentos”, ressaltou o vice-prefeito.
Nas secretarias
O governo municipal conta com cinco novas secretarias e também com criação de diretorias. O desmembramento da antiga Secretaria de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis) resultou nas pastas de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócio e Ciência, Trabalho, Tecnologia e Inovação.
No lugar da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setcel), ficam criadas as pastas de Cultura e Juventude, Esporte e Lazer. Duas secretarias extraordinárias também fazem parte da estrutura administrativa, como a de Habitação. Além disso, departamentos relacionados a Central de Projetos e Reestruturação e Assuntos Econômicos também passam a fazer parte da estrutura.
Mudanças na E-Log
Foi aprovada também a extinção dos cargos de diretor de desenvolvimento empresarial e operações e diretor jurídico na E-Log. A justificativa destaca que, após análise, os cargos foram considerados desnecessários diante da evolução dos processos internos e reestruturação de áreas estratégicas. A mudança também prevê o redirecionamento de atribuições ao diretor-presidente da empresa.
Nova estrutura do governo:
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agronegócio
- Secretaria de Educação
- Secretaria da Fazenda
- Secretaria de Administração
- Secretaria de Saúde
- Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer
- Secretaria de Agricultura
- Secretaria de Infraestrutura Urbana
- Secretaria de Cultura
- Secretaria Extraordinária de Habitação
- Secretaria Extraordinária da Ciência, Trabalho, Tecnologia e Inovação