Após a mobilização que empresários, associações, governos e a comunidade de Santa Catarina fizeram para auxiliar a Região Alta do Vale do Taquari com as catástrofes climáticas de 2023 e 2024, agora chegou a vez dos municípios retribuírem a ajuda.
Santa Tereza deu início a uma campanha para apoiar o município de Itapema com a arrecadação de produtos de higiene, limpeza, água e alimentos não perecíveis. Além de receber doações na Casa da Terceira Idade, pontos de coleta foram estabelecidos em municípios vizinhos, como Bento Gonçalves e Dois Lajeados. O município de Guaporé também auxiliou com a arrecadação de donativos.
Leia também: Lajeado arrecada mais de 3,5 toneladas em doações para Itapema
Conforme a prefeita de Santa Tereza, Gisele Caumo, Santa Catarina ajudou muitos municípios da parte Alta do Vale, dessa vez, nada mais justo que as cidades se juntarem e retribuírem esta ação. “O pouco para nós, é muito para quem está precisando. Não podemos esquecer toda a ajuda que recebemos quando mais precisamos, agora chegou a nossa vez de estender a mão e retribuir. Juntos vamos fazer a diferença para ajudarmos nossos irmãos de Santa Catarina”, salienta a prefeita.
Em Encantado foi enviado um caminhão carregado com mais de duas toneladas de doações para Camboriú no último final de semana. Entre os itens entregues estão 500 cestas básicas da Associação Amigos de Cristo (AACE), produtos de limpeza e higiene pessoal fornecidos pela Fontana S.A., além de colchões, mantas e roupas doadas pelo governo municipal. A iniciativa contou ainda com o apoio logístico do município, que disponibilizou o transporte das doações.
Já em Muçum, mais de 30 voluntários chegaram também a Camboriú para apoiar diretamente a recuperação da cidade. O grupo se envolveu em ações como limpeza de ruas, distribuição de donativos e auxílio na reconstrução de áreas atingidas. Além disso, foram entregues cerca de quatro toneladas de materiais, incluindo alimentos, roupas, colchões e produtos de higiene, além de equipamentos hospitalares e medicamentos.
Saiba mais
A quinta-feira, 16, foi marcada por chuvas fortes no litoral de Santa Catarina, com acumulados significativos de precipitação. Em cidades como Tijucas, Camboriú e Balneário Camboriú, os volumes ultrapassaram 180mm, enquanto Itajaí registrou 150mm, o que representam até 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro.