Pela primeira vez em seus 60 anos, a Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) será presidida pelo prefeito de Sério. Moisés de Freitas (MDB) foi aclamado nesta quinta-feira, 23, em assembleia na sede da Cacis, em Estrela.
Freitas é o primeiro neste ciclo de quatro anos dos novos gestores municipais. Uma tradição da associação garante a presidência para os quatro partidos com maior número de prefeitos eleitos entre os 27 filiados. Em 2026, a indicação é do Progressistas.
Sede própria e R$ 550 mil em caixa
Freitas substitui o ex-prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, que assumiu a função na metade de 2024. A entidade regional acumula um recurso de aproximadamente R$ 550 mil em caixa. “Temos o espaço cedido pelo município de Estrela até 2031, mas é preciso considerar uma sede própria, adequada com acessibilidade. É algo para ser analisado a partir de agora”, aponta.
Pedágios, pontes e aproximação
Antes mesmo de ser confirmado na presidência da associação, o prefeito desenvolveu ações para o desenvolvimento da região. Uma das iniciativas ocorreu durante a eleição da diretoria do Consisa-VT na última semana, quando Freitas liderou um movimento para transformar a disputa em um acordo entre os gestores. “Acho que foi um passo importante e um ponto de partida para uma aproximação necessária e que reforce este tamanho e pujança do nosso Vale”, explica.
A construção de novas pontes, que aumentam as possibilidades de fluxo na região, é um dos temas considerados estratégicos em conjunto com o plano de concessão de rodovias, proposto pelo governo do estado. O tema aliás, deve marcar o novo compromisso do novo presidente, em audiência pública nesta sexta-feira, 21, na Univates.