Muito bem, Estado! Boa, Costella!

Opinião

Henrique Pedersini

Henrique Pedersini

Jornalista

Muito bem, Estado! Boa, Costella!

É verdade. O governo estadual não faz nada além de sua obrigação ao injetar recursos em rodovias como a ERS-332 e ERS-129, ambas na parte alta do Vale. Mas quantos gestores estiveram na mesma condição e não o fizeram?

Aos mais desaviados, Eduardo Leite, Gabriel Souza e o secretário Juvir Costella anunciaram/prometeram R$ 250 milhões em melhorias no Vale. Na rodovia entre Encantado e Soledade (332), a obra envolve os cerca de 100 quilômetros. Já a 129 abrange o trecho entre Estrela e Colinas, um total de 23 quilômetros.

Em síntese, o trajeto em Fazenda Lohmann, interior de Roca Sales, que ainda é de chão batido, será finalmente pavimentado. Um pedido velho e agora com esperança renovada. Quanto à ligação em direção a parte alta do Vale, trata-se de recapeamento e melhorias para garantir trafegabilidade e segurança em um trajeto com muita importância no transporte de cargas.

E se outrora o secretário Costella foi displicente ao prometer uma obra e não a entregar no prazo, agora é preciso reconhecer sua atuação nestes investimentos. Tardios talvez, mas necessários. Agora é tirar tais anúncios do papel, rápido e com qualidade.

E ponto final nisso

Sobre a união entre parte alta e baixa do Vale, o novo prefeito do Consisa-VT e prefeito de Vespasiano Corrêa, Thiago Michelon, foi direto: “Não são os acordos que vão definir isso, são as atitudes. É preciso pensarmos e agirmos pelo coletivo”.

Agora com novos prefeitos no Vale, quem sabe tenhamos as arestas aparadas (se é que existem de ambos os lados) e nos posicionemos todos do mesmo lado da corda nesse cabo de guerra imaginário.

Página virada, que tenhamos maturidade para enfrentar as polêmicas discussões que vem pela frente, em conjunto. E que essas “caras emburradas” entre nossos líderes tenham ficado no passado. O Vale agradece.

BASTIDORES

  • Tem boa notícia para o bairro Jacarezinho, em Encantado. Um local para abrigar a Escola Estadual Antônio de Conto está em avaliação. O antigo prédio foi destruído pela enchente. A área apontada como ideal, dentro das possibilidades, fica às margens da ERS-332, perto do “coração” da comunidade. E o melhor, livre de inundações e com bastante espaço.
  • Até mesmo pelas boas gestões dos últimos anos, Jonas Calvi (PSDB) e Mateus Trojan (MDB) são nomes com potencial para concorrer em 2030 a cargos como deputado estadual e federal. Mas duvido que seja pauta deles agora, ambos estão focados na recuperação de suas cidades. São boas referências aos demais prefeitos da Amat.
  • Um pouco mais distante mais com a mesma importância, a ERS-444, entre Santa Tereza e Monte Belo do Sul também receberá investimentos do governo estadual. Serão R$ 93 milhões aplicados na via e na ponte afetada pela enchente de maio.

Eu lamento!

Quem lê este espaço semanalmente sabe que o Diogo Fedrizzi deixa aqui um questionamento (Eu pergunto). Na última semana, em substituição ao colega, eu optei pelo “indico” ao sugerir os pontos turísticos da parte alta do Vale. Desta vez, escolho o: Eu lamento! É uma forma de homenagear o professor, escritor, historiador Airto Francisco Gomes. Encantado e a região se despedem de um dos protagonistas literários e culturais.

Acompanhe
nossas
redes sociais