O 365 vezes no vale apresenta cinco destinos com trilhas desafiadoras para quem curte uma aventura. São pontos de beleza natural singular, mas que exigem expertise e cuidado ao serem visitadas. Lembre-se: segurança sempre em primeiro lugar.
Cascata Três Quedas (Vespasiano Corrêa)
Para chegar nos pés dela, é bem simples passando por uma trilha aberta no Recanto Cascata V13. Mas quem quer subir até o topo da cachoeira ou no meio dela precisa passar por vários perrengues. O banho compensa o esforço, lembrando que é necessário se atentar a fundura. O destino tem cobrança de entrada.
Cascata Tamanduazinho (Progresso)
A Cascata do Tamanduazinho é um verdadeiro “aquatrekking”, uma caminhada longa pelo riacho. São cerca de seis quilômetros ida e volta, tudo feito dentro da água. É preciso ter muito cuidado com as pedras escorregadias ou com poços onde é necessário nadar em épocas de vazão maior. A cascata tem cerca de 20 metros e se o trilheiro tiver sorte encontrará a água cristalina.
Cascatas da Linha Tigrinho (Nova Bréscia)
Uma série de cascatas escondidas e de difícil acesso são encontradas na Linha Tigrinho, comunidade interiorana de Nova Bréscia. Não há localização no Google Maps. Apenas os moradores locais conhecem o caminho até essas belezas ainda desconhecidas. A trilha passa por verdadeiras ribanceiras e margeando o riacho. A queda de água principal tem cerca de 15 metros.
Salto do Taquara (Guaporé)
O aventureiro passa por vários desafios para chegar até os pés dessa verdadeira cortina de prata em Guaporé. A começar pelo caminho grudado a encosta de um perau e a descida em uma ribanceira. Quando fomos, necessitamos de cordas. A paisagem na parte baixa é surreal e compensa o esforço. Tem duas quedas formando um verdadeiro paredão de água.
Cascata do Canudo (Coqueiro Baixo)
Mais um destino que desafia os trilheiros. Embora tenha localização no Google Maps, é difícil encontrar o início da trilha. Sempre nos guiamos por um galpão inacabado que fica ao lado da entrada em meio à mata. Os moradores locais instalaram escadas para facilitar a trip. A cascata gigante, com cerca de 40 metros, teve caminho afetado pela enchente histórica. O acesso é gratuito.