Assembleia define nova diretoria da Amvat

REPRESENTAÇÃO REGIONAL

Assembleia define nova diretoria da Amvat

Reunião ocorre em Estrela nesta quinta-feira, 23. Prefeito de Sério, Moisés de Freitas (MDB), será aclamado presidente da associação regional

Assembleia define nova diretoria da Amvat
Freitas foi reeleito prefeito de Sério e terá primeira experiência à frente da associação regional. (Foto: ARQUIVO A HORA)
Vale do Taquari

A primeira reunião de 2025 da Associação de Municípios do Vale do Taquari (Amvat) ocorre nesta quinta-feira, 23, na sede das Cacis, em Estrela, a partir das 10h. O principal item da pauta é a escolha da nova diretoria. Com apenas uma chapa inscrita, o prefeito de Sério, Moisés de Freitas (MDB), deverá ser oficializado como o responsável pelo grupo que integra 27 prefeitos.

Será a primeira formação do novo ciclo após os novos gestores serem empossados no início deste ano. Tradição na entidade, o presidente é escolhido por meio de indicação das quatro siglas que reúnem o maior número de prefeitos, um a cada ano. Em 2025 será vez do MDB e no próximo ano, o Progressistas aponta seu representante.

Freitas assume o cargo pela primeira vez na carreira política. Aos 48 anos, ele foi reeleito em 2024 para governar o município de Sério. O restante da chapa a ser aclamada está definido também com quatro vice-presidentes: Carine Schwingel – União (Estrela), Jarbas Daniel da Rosa – PDT (Venâncio Aires), Gláucia Schumacher – PP (Lajeado) e Renato Altmann (PSD).

O prefeito de Sério substitui Edmilson Busatto (MDB), ex-prefeito de Bom Retiro do Sul, que assumiu na metade de 2024 em função das eleições municipais, que afastaram Jarbas da Rosa – de Venâncio Aires – do cargo.

Pedágios, pontes e aproximação

Antes mesmo de ser confirmado na presidência da associação, o prefeito desenvolveu ações para o desenvolvimento da região. Uma das iniciativas ocorreu durante a eleição da diretoria do Consisa-VT na última semana, quando Freitas liderou um movimento para transformar a disputa em um acordo entre os gestores. “Acho que foi um passo importante e um ponto de partida para uma aproximação necessária e que reforce este tamanho e pujança do nosso Vale”, explica.

A construção de novas pontes, que aumentam as possibilidades de fluxo na região, é um dos temas considerados estratégicos em conjunto com o plano de concessão de rodovias, proposto pelo governo do estado. O tema aliás, deve marcar o novo compromisso do novo presidente, em audiência pública nesta sexta-feira, 21, na Univates.

A Hora apresenta “Vale Forte”

Na pauta da assembleia da Amvat também está a participação do Grupo A Hora, que fará a apresentação do projeto Vale Forte aos prefeitos da região. Financiada pelo Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público (IFPIM), a iniciativa visa acompanhar e monitorar a reconstrução do Vale do Taquari pós-enchentes.

Entre as ações previstas está a instalação de 30 câmeras para transmissão em tempo real das obras de reconstrução.

Outra novidade é o desenvolvimento de um aplicativo para acesso às imagens, informações organizadas sobre investimentos e envio de conteúdos pela comunidade. Ainda será feita uma ampla produção jornalística multimídia envolvendo todos os municípios da região.

Acompanhe
nossas
redes sociais