O Campeonato Gaúcho de 2025 inicia hoje. Doze equipes estarão envolvidas na disputa da competição mais tradicional do Rio Grande do Sul. Como de costume, a dupla Gre-Nal inicia o campeonato com o favoritismo ao título. O Grêmio é o atual heptacampeão, enquanto que o Inter busca uma taça que não conquista desde 2016.
Neste ano, o Gauchão terá novidades. A primeira delas é a mudança no regulamento. Os 12 clubes que estarão na peleia pelo título foram divididos em três grupos. Os três melhores de cada chave e o segundo melhor farão as semifinais. Para quem ficar do quinto ao oitavo lugar, um torneio levará a uma vaga na Copa do Brasil. Os quatro piores lutarão contra o rebaixamento.
Outro destaque fica por conta do VAR. Em 2025, pela primeira vez na história, todos os jogos do Gauchão terão árbitro de vídeo. Em edições anteriores, a ferramenta era utilizada apenas em clássicos Gre-Nais de fases classificatórias e nas partidas eliminatórias. A estreia foi no campeonato de 2018. Sete anos depois, todas as 72 partidas terão auxílio do árbitro de vídeo.
A dupla Gre-Nal
Atual campeão, o Grêmio terá algumas mudanças. A principal delas está no banco de reservas. Sem Renato Portaluppi, o tricolor acertou com o argentino Gustavo Quinteros para tentar levar o Tricolor ao octa gaúcho.
Com as chegadas confirmadas do volante Cuellar e do lateral João Lucas e saídas em relação ao ano anterior, como as de Marchesin, Reinaldo e Soteldo, o Grêmio deve ter como time base Gabriel Grando; João Pedro (João Lucas), Rodrigo Ely, Jemerson e Mayk; Cuellar, Villasanti, Pavon, Cristaldo e Aravena; Braithwaite.
Já o Internacional busca encerrar o jejum de títulos. Roger Machado deve promover a ascensão de jovens, como na temporada passada quando encontrou Gabriel Carvalho. Até o momento, o Colorado anunciou como reforços o atacante Vitinho e o volante Ronaldo. De saída, a venda de Gabriel Carvalho, que deixará o clube quando completar 18 anos, em agosto. O time base para o estadual deve ser Rochet; Bruno Gomes, Clayton Sampaio, Vitão e Bernabei; Fernando e Thiago Maia; Alan Patrick e Wesley; Borré e Valencia.
O vale em campo
O Vale do Taquari estará representado dentro de campo neste Gauchão. Entre os nomes destaque para o experiente goleiro Paulo Gianezini, de Encantado, que retorna para o RS após passagens por clubes de SC, PR e do Nordeste. O goleiro é a aposta do São Luiz, de Ijuí, para repetir as boas campanhas das últimas temporadas.
De Encantado também vem Ronei Gebing. O jogador que foi revelado pela Chapecoense e tem passagem pelo Brusque, também, de Santa Catarina, terá a primeira experiência como atleta profissional no Rio Grande do Sul. O atleta está acertado com o Caxias.
Após ser pouco aproveitado na temporada passada e ser emprestado para o Concórdia-SC, o volante Kelvi Gomes, de Ilópolis, voltou ao Juventude na reta final do Brasileirão e pretende usar o estadual neste ano para se firmar na equipe.
Natural de Santa Clara do Sul, o lateral-esquerdo Alan Bald tem contrato com o Inter-SM para disputa da Divisão de Acesso, porém antes, foi emprestado ao Brasil de Pelotas para a disputa do Gauchão.
Após se destacar no Regional Aslivata, campeonato amador do Vale do Taquari, o centroavante Brayan Kruger foi contratado pelo Avenida, de Santa Cruz do Sul, para substituir Flávio Torres, que acertou com o Luverdense.
Além dos jogadores, o Vale estará representado na equipe de arbitragem. O principal nome é Rafael Klein, de Poço das Antas, eleito o melhor árbitro gaúcho nas últimas temporadas. Outros árbitros que podem aparecer são Jonathan Vivian, de Progresso, e Edimilson da Luz, de Venâncio Aires. Já Jorge Bernardi, de Venâncio Aires, e Juarez de Mello Júnior, de Lajeado, são os nomes nas bandeiras.
Transmissões
O Grupo A Hora transmitirá todos os jogos no dial 102.9, no streaming grupoahora.net.br e também na página do A Hora Gre-Nal, no Youtube. Os primeiros duelos transmitidos serão nesta quarta-feira, a partir das 18h40min com o Concentração.