O Vale do Taquari ainda está com a faca e o queijo na mão para enfim garantir uma nova ponte sobre o Rio Taquari. Há apelo social, econômico e comunitário. E há recursos bilionários disponíveis no Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs) para essas obras de logística e resiliência. Entretanto, e isso intriga alguns empresários e líderes regionais, a falta de consenso, diálogo e projetos executivos podem atrapalhar os nossos planos. Mesmo assim, já surgiram alguns pré-projetos e propostas à nova travessia. Faz alguns meses, publicamos sobre a projeção de uma ponte elevada que passaria sobre as atuais estruturas viárias do Taquari e do Arroio Boa Vista, paralela à BR-386.
Desta vez, publico uma segunda proposta apresentada por um outro grupo de empresários e que prevê, entre outras intervenções viárias, uma ponte mais urbana (imagem), interligando o entorno do Parque dos Bruder – em Lajeado – com a lateral do Porto de Estrela. A ideia é construir uma ponte estaiada de quatro pistas, com um orçamento superior a R$ 200 milhões. Parece muita grana, eu sei. Mas o Funrigs está aí para isso e o custo estimado é troco perto dos prejuízos diários gerados pela nossa vergonhosa falta de alternativas viárias.
Jonas Calvi e a Assembleia
Na edição de ontem, escrevi sobre a possível indicação de Jonas Calvi (PSDB) como candidato a deputado estadual em 2026. Após a publicação, o prefeito de Encantado entrou em contato para afirmar que, por ora, não pensa no assunto. “Fico contente pelo fato do meu estar sendo cotado. Mas o meu objetivo é focar na administração e recuperar o nosso município. Mais à frente podemos avaliar melhor”, escreveu.
Mistério em Estrela
O mistério sobre o paradeiro do vereador Gersinho (PSDB), de Estrela, exige cautela e responsabilidade neste espaço jornalístico. As informações são escassas e, por vezes, embaralhadas com questões pessoais do parlamentar em primeiro mandato.
Por isso, só me resta torcer pela saúde e integridade do agente público, rezar para que ele reapareça bem e o quanto antes, e desejar toda a força para os familiares, colegas e amigos que estão aflitos e desesperados com o desaparecimento.
“O pai do Free Flow”
Os empresários Nilto Scapin e Leandro Eckert participam do grupo de trabalho regional formado para debater e aprimorar o plano de concessões das rodovias gaúchas no Vale do Taquari. E, em entrevista concedida na manhã de ontem para a Rádio A Hora, onde ambos falaram sobre as reivindicações apresentadas ao governo estadual e as primeiras respostas da equipe do governador, um fato curioso. Scapin chamou Eckert de “o pai do Free Flow”. Scapin fez questão de deixar claro e público que tal ideia partiu do colega quando poucos no Estado acreditavam na viabilidade técnica do inovador mecanismo de cobrança automática. Ou seja, uma justa consideração.
TIRO CURTO
- Um dos principais anúncios do governo anterior de Arroio do Meio poderá ser revogado pela atual administração. E sim. Eu falo sobre a construção do Complexo Cultural do Gaúcho, orçado em milhões de reais, e cujo parecer do Ministério Público recomenda a revisão das licenças já emitidas.
- Em Teutônia, o governo municipal vai conceder 6,5% de reajuste salarial ao funcionalismo público. E como o IPCA do ano anterior ficou em 4,83%, se trata de um aumento real 1,7%.
- Uma situação curiosa. O filho do prefeito de Cruzeiro do Sul é namorado da filha do secretário de Saúde de Cruzeiro do Sul. E mais. Dingola e Lelo, respectivamente, são avôs do mesmo neto.
- Um ato na manhã de ontem marcou a transmissão de cargo de Chefe do Executivo em Venâncio Aires. O prefeito Jarbas da Rosa passou a função para a vice-prefeita Izaura Landim. Com isso, e até o dia três de fevereiro, o comando da prefeitura estará com a primeira mulher eleita e reeleita vice-prefeita na cidade.
- Em tempo, faltam só 66 dias para o tão aguardado dia 29 de março, data anunciada pelo governo estadual para reinauguração da nova ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta, entre Lajeado e Arroio do Meio. E vale lembrar que a CCR Viasul prometeu finalizar no mesmo mês de março as reformas na ponte sobre o Rio Taquari, na BR-386. Aguardemos!