Parceria entre ACI-E e Univates forma turma do programa Jovem Aprendiz

ENCANTADO

Parceria entre ACI-E e Univates forma turma do programa Jovem Aprendiz

Curso “Operador de Sistemas de Computador” iniciou em 23 de janeiro de 2023, realizado de forma híbrida, com aulas presenciais no laboratório de informática da associação

Parceria entre ACI-E e Univates forma turma do programa Jovem Aprendiz
Fotos: divulgação
Encantado

A Associação Comercial e Industrial de Encantado (ACI-E) e a Universidade do Vale do Taquari (Univates) realizaram, na última quinta-feira, 16, a cerimônia de formatura da turma do curso “Operador de Sistemas de Computador”, do programa Jovem Aprendiz. O evento ocorreu no Centro Empresarial ACI-E, reunindo formandos, familiares e representantes de empresas parceiras.

O Jovem Aprendiz é um programa padrão. Ele é oferecido pela ACI-E como um serviço aos associados, por meio de uma parceria entre a Associação e a Univates.

A atividade é voltada para jovens de 14 a 24 anos, matriculados no Ensino Fundamental ou Médio de escolas regulares e selecionados por empresas parceiras. Nesta turma, participaram as empresas Aerz Química Industrial Ltda., Ciamed, Divine, CAPP, Lorenzon Plásticos, Sicredi e Óleos do Vale.

O curso “Operador de Sistemas de Computador” iniciou em 23 de janeiro de 2023, realizado de forma híbrida, com aulas presenciais no laboratório de informática da ACI-E. Ao longo de dois anos, os alunos participaram de cinco módulos, que abordaram temas como Informática Básica, Programação Básica, Programação Desktop, Programação Web e Programação Móvel, com foco no desenvolvimento de software e aplicações no mercado de trabalho.

A cerimônia de formatura dos sete jovens contou com a presença de representantes da associação, como a presidente Raquel Cadore e o vice-presidente Diogo Spessatto, além do vice-diretor do Centro de Educação Profissional da Univates, Jeandres Rosa.

“Com muita alegria, chegamos a esse momento tão significativo na vida dos nossos jovens, das famílias e das empresas. Celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas o início de novas possibilidades para cada um desses jovens que, ao longo desses dois anos, se dedicaram a aprender, crescer e construir suas trajetórias no programa Jovem Aprendiz. É um compromisso da ACI-E continuar investindo em programas como esse, que não só transformam vidas, mas também constroem futuros”, disse Raquel.

Já Jeandres Rosa destacou que o programa proporcionou aos jovens a oportunidade de vivenciar o ambiente corporativo das empresas parceiras, colocando em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. A iniciativa teve como propósito auxiliar empresas de Encantado e região na capacitação de adolescentes e jovens aprendizes, atendendo às demandas específicas das organizações, com foco principal na área de Tecnologia da Informação (TI).

O professor Mateus Roveda, responsável pela turma, explicou sobre os módulos desenvolvidos no curso, o ambiente e a importância da tecnologia no espaço profissional. “Com a realização deste curso, estamos dando uma oportunidade para esses jovens experimentarem um pouco dessa área da tecnologia. O curso os leva para uma área bem aquecida, que é a de desenvolvimento de software, mas também coloca esses jovens no mercado com um conhecimento e um entendimento do que é a área de TI e o que é possível fazer. As empresas da região são beneficiadas com isso, para desenvolverem os seus produtos. Hoje, a gente não consegue olhar mais para um ramo de negócio sem a tecnologia”, diz.

A importância do curso

Durante o evento, os alunos também apresentaram para os participantes uma parte dos projetos desenvolvidos e destacaram a importância do Jovem Aprendiz para as suas vidas.

“Eu e os colegas evoluímos muito no curso. Cheguei sem saber nada, nem computador tinha em casa, e saio com ouro daqui. Acabei até construindo o primeiro site com a ajuda do professor. Estou muito feliz com o resultado e com a participação nesse curso”, afirmou o jovem Guilherme Rosa Bagatini.

“Eu já tinha um pouco de noção de programação quando comecei. Desde pequeno, tinha contato com computador e celular, só não sabia como colocar em prática. Usei o conhecimento adquirido no curso no trabalho e o curso também me ajudou a me soltar um pouco, porque eu era um pouco tímido”, falou o participante Henrique Luiz Eckhardt.

Acompanhe
nossas
redes sociais