O governo municipal de Cruzeiro do Sul e representantes da Agência da ONU para as Migrações (OIM) irão se reunir na próxima semana para discutir melhorias e ajustar detalhes do projeto que visa reduzir os impactos das cheias do Rio Taquari. Este será o segundo encontro entre as partes, o primeiro ocorreu em 3 de janeiro, quando foram apresentados os planos de contingência iniciais.
O coordenador da Defesa Civil do município, Rodrigo Borges, destaca a importância da parceria devido ao histórico de atuação e ao alto nível de conhecimento técnico da agência da ONU. Ele também mencionou que o prefeito Dingola (PP) já possuía um plano de contingência elaborado durante seu último mandato, o qual agora será adaptado à nova realidade com o suporte técnico da OIM.
Além da colaboração com a agência, Borges ressaltou a busca por maior envolvimento da sociedade civil. “Um dos nossos principais objetivos é aproximar a comunidade da administração pública. Entendemos que o fortalecimento acontece por meio das contribuições de diferentes pessoas, e que, quando surgirem adversidades, estaremos mais preparados, com tudo bem definido e com o maior número de pessoas conscientes.”
Atualmente, a Defesa Civil de Cruzeiro do Sul atende junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua General Neto, 145, no Centro. Para referência, o coordenador lembra que o local é onde funcionava a antiga Casa Tok. Informações adicionais e pedidos de ajuda podem ser feitos pelo telefone (51) 98184-7952.