O governador Eduardo Leite assinou o contrato de obras em 11 rodovias e seis pontes. Em cerimônia no Palácio Piratini na tarde de ontem, segunda-feira, o Estado anunciou o investimento de R$ 1,2 bilhão em obras de resiliência climática em locais atingidos pelas enchentes de 2024.
De acordo com o chefe do Executivo gaúcho, as verbas contemplam obras em locais que apresentavam risco. Foram feitos levantamentos técnicos para apontar quais áreas seriam contempladas.
“É um conjunto de obras que merecia um tratamento diferenciado para uma contratação emergencial, mantendo todo o rigor técnico. O Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) e toda a estrutura do governo vão acompanhar o processo para que os prazos sejam cumpridos”, afirma o governador.
No Vale do Taquari, serão cerca de R$ 250 milhões para as ERSs-332 e 129. No trecho entre Encantado e Soledade (332), são 100 quilômetros de obras, divididos em dois lotes. De Colinas a Estrela (129), serão pouco mais de 23 quilômetros com uma obra voltada a suportar intempéries climáticas.
“A rodovia será totalmente reformulada, com encostas para evitar deslizamentos e contenções. Não será apenas um tapa-buraco, mas uma remodelação completa”, afirma o secretário dos Transportes, Juvir Costella.
As obras foram contratadas pelo Daer e financiadas pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs).
Critérios de escolha
Do total aportado, R$ 1,18 bilhão será investido em rodovias e R$ 65,6 milhões em pontes. A categorização das estradas e pontes afetadas foi baseada em sete critérios: situação da rodovia, tempo gasto a mais em deslocamentos, quantidade de afetados, impactos na economia local, na saúde e na mobilidade urbana e volume de circulação de veículos.
Todas as obras contemplam estudos do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), considerando projeções de mudanças climáticas e riscos associados a eventos extremos como o ocorrido em 2024.
O secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, destaca o anúncio como um marco para a reconstrução do Estado. “Este é um momento em que conseguimos devolver ao povo gaúcho aquilo que lhe pertence, que é o direito de recomeçar a partir da reconstrução de estradas, de pontes e de um Rio Grande ainda mais forte e resiliente.”
Análise regional
Conforme a posição da Câmara da Indústria e Comércio (CIC-VT), os gargalos nas rodovias estaduais interferem na retomada econômica e na vida da comunidade. As obras das duas rodovias contempladas faziam parte da lista de prioridades que foram apresentadas ao governo no ano passado.
Para o presidente, Angelo Fontana, o governo garante os investimentos pois há verba no caixa para tanto. Agora, diz, cabe acompanhar os investimentos, fiscalizar e cobrar agilidade para execução das melhorias.
“Foram nove meses da enxurrada até a apresentação do plano de resiliência. O importante é que o governo viu a necessidade de termos obras mais fortes para suportar caso haja algum novo episódio extremo.”
Na ERS-332, os últimos meses de 2024 foram de operações tapa-buraco. Mesmo assim, o trecho ainda exige cuidado por parte dos motoristas. Integrantes das associações do setor produtivo, destacam os riscos de acidentes e os danos nos veículos devido a problemas na sinalização, acostamento e buracos. Entre 2021 e 2022, foram investidos mais de R$ 20 milhões para o recapeamento e nova camada asfáltica na ERS-332.
Com o aumento do fluxo durante as inundações, associada a liberação para o tráfego pesado devido às estradas interrompidas, a pista se deteriorou. Municípios de perfil agrícola, com destaque na produção de queijo, nozes e erva-mate, pães e móveis, dependem da 332 para escoamento das produções.
Pontes e rodovias que receberão investimento
Lotes de rodovias
1. ERS-332 – Encantado a Anta Gorda
2. ERS-332 – Anta Gorda a Soledade
3. ERS-431 – Bento Gonçalves a Santa Bárbara (São Valentim do Sul)
4. ERS-444 – Bento Gonçalves/Monte Belo do Sul a Santa Tereza
5. ERS-448 – Nova Roma do Sul ao Rio das Antas
6. ERS-448 – Rio das Antas a Farroupilha
7. ERS-452 – Bom Princípio (Entr. ERS-122) a Caxias do Sul (Entr. BR-116)
8. VRS-826 – Feliz – Alto Feliz – Farroupilha (Entr. ERS-122)
9. ERS-129 – Estrela a Roca Sales
10. ERS-149 – Entr. RSC-287 (p/ Santa Maria) a Nova Palma
11. ERS-348 – Dona Francisca a Agudo
12. ERS-348 – Entr. ERS-149 (São João do Polêsine) a Dona Francisca
13. ERS-437 – Vila Flores ao km 9+200
14. ERS-437 – Vila Flores a Antônio Prado
15. ERS-640 – São Vicente do Sul a Rosário do Sul
Pontes
1. Ponte de Vista Alegre do Prata – ERS-441
2. Ponte de Faxinal do Soturno – km 35 ERS-348
3. Ponte do Arroio Capivari (Alegrete) – ERS-507
4. Ponte de Feliz -VRS-843 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
5. Ponte de Itati – ERS-417 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
6. Ponte de Sinimbu – RSC-471 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)