Um evento de chuva extraordinário e o de maior severidade no RS desde as inundações catastróficas do fim de abril e de maio atingiu o extremo Sul do estado nas últimas horas, causando graves inundações no município de Santa Vitória do Palmar.
Tratou-se de episódio muito localizado de precipitação extrema, mas que trouxe prejuízos na região. Lavouras de soja e arroz ficaram cobertas pelas águas. “Parece o mar”, descreveu um agrônomo em conversa com a MetSul.
- Confira vídeo gravado por produtora rural
Informações preliminares das autoridades locais em Santa Vitória do Palmar dão conta de mais de mil pessoas foram atingidas pela enchente, mas os números ainda são incertos porque as equipes ainda não conseguiram ainda alcançar áreas que estão isoladas pelas inundações.
Um levantamento feito pela MetSul Meteorologia com dados de estações meteorológicas oficiais e medições feitas por produtores rurais por pluviômetros e estações mostra que a chuva excepcional se concentrou numa área perto da reserva ecológica do Taim e o distrito de Curral Alto, em Santa Vitória do Palmar.
No município de Santa Vitória, junto à Barra do Chuí, a estação governamental do Instituto Nacional de Meteorologia anotou 48 mm. Na cidade do Rio Grande, mais ao Norte, outra estação do órgão indicou 55 mm. O evento de chuva extrema, entretanto, se deu numa faixa de terreno entre as duas estações oficiais, no eixo da BR-471, nas proximidades da Lagoa Mirim e da reserva do Taim, onde os acumulados absurdamente altos variaram em diferentes medições entre 250 mm e 450 mm em poucas horas.