O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas está em processo de eleição de novas entidades para compor sua plenária no período 2025-2027. Ontem foi o último dia para inscrições. A eleição ocorrerá no dia 30 de janeiro e a cerimônia de posse será em 27 de fevereiro.
Propósito
O processo eleitoral do Comitê Taquari-Antas busca garantir a ampla participação das entidades locais, reforçando o papel do Comitê na gestão integrada e participativa dos recursos hídricos da bacia hidrográfica.
Guardiões Ambientais
O projeto Guardiões Ambientais Mirins (GAM), de Lajeado, chega à 5ª edição este ano. A formação para crianças de 10 a 12 anos é essencial para criar consciência ecológica baseada em conhecimentos e práticas ambientais. As atividades acontecem nas terças-feiras à tarde, no Centro de Educação Ambiental, no Jardim Botânico.
Inscrições
As inscrições estarão abertas de 3 a 28 de fevereiro. Os interessados devem apresentar documento de identificação dos pais ou responsáveis, documento de identificação do aluno e comprovante de matrícula da rede de ensino. Este ano, serão disponibilizadas 25 vagas. A participação é gratuita, e os encontros começam em março. Outras informações pelo telefone/WhatsApp (51) 3982-1099.
Mais biodiesel, menos emissões
Em 20 anos, o Brasil produziu 77 bilhões de litros de biodiesel, evitando a emissão de 240 milhões de toneladas de gás carbônico. Além disso, economizou 38 bilhões de dólares em importação de diesel. Faz 20 anos da criação do marco legal do biodiesel no Brasil, quando o combustível passou a integrar a matriz energética do país, como alternativa ao diesel de origem fóssil – mais poluente e proveniente das reservas limitadas de petróleo.
Mistura
A partir do marco legal, o óleo diesel passou a ter mistura com o biodiesel. Começou com 2% de forma voluntária, depois tornou-se obrigatória, aumentando o percentual. Desde março de 2024, a composição é de 14% de biodiesel.
Reaproveitar e decorar
Colinas é conhecida pela bela decoração de rua, com temáticas ligadas a datas como Páscoa e Natal. As bicicletas são as peças principais do cenário ao ar livre. Para manter a tradição, a Administração Municipal promove uma campanha de arrecadação de bicicletas usadas. Algumas unidades até então utilizadas foram danificadas pela ação do tempo e muitas, destruídas nas enchentes. Quem doar estará colaborando com o município e com o meio ambiente, dando um novo ciclo de uso à peça.
Quer doar?
Basta levar as bicicletas usadas diretamente ao pátio de máquinas, junto à prefeitura de Colinas. A Secretaria de Educação disponibiliza um serviço de retirada em domicílio. Para agendar a coleta, basta entrar em contato pelo WhatsApp (51) 99901-3082. São aceitas bicicletas de qualquer tamanho e tipo.