A agência Fgtas/Sine retomou o atendimento no Centro de Lajeado. A inauguração da unidade ocorreu nesta terça-feira, 21. O espaço recebeu melhorias em função dos estragos causados pela enchente de maio. De maneira provisória, as atividades ocorriam em conjunto com o Tudo Fácil, no Shopping Lajeado.
O retorno para a área central é considerado estratégico pela direção da unidade, situada próximo da prefeitura e demais serviços públicos. Conforme o coordenador da agência, Everaldo Delazeri, antes da mudança de local, eram registrados cerca de 500 atendimentos mensais. “Desde empresários em busca de mão-de-obra, jovens interessados em entrar no mercado de trabalho ou pessoas de meia idade, além do encaminhamento para receber o seguro-desemprego. Um espaço mais adequado para atender a comunidade”, descreve.
Como os próprios colaboradores retiraram os computadores e demais equipamentos durante a enchente de maio, o prejuízo ocorreu exclusivamente na estrutura do prédio. Ao todo, cinco estruturas foram afetadas pelas enchentes. Além de Lajeado também tiveram impactos as sedes de em Arroio do Meio, Eldorado do Sul, Porto Alegre e São Leopoldo.
O ato de reinauguração teve a participação de representantes do governo, a maioria dos vereadores de Lajeado e coordenadores das áreas de obras públicas e educação. São seis servidores à disposição para prestar o atendimento na unidade, das 8h até 14h sem fechar ao meio-dia.
500 vagas em Lajeado
Com 200 oportunidades de emprego cadastradas no Sine, a estimativa é que Lajeado represente ao menos 500 vagas criadas, se consideradas as empresas que ainda não possuem vínculo com o sistema gerenciado pelo estado.
O coordenador das agências Fgtas/Sine do Rio Grande do Sul, José Odair Scorsatto, analisa que a estrutura de Lajeado seja uma das mais importantes do estado em função do crescimento, a partir da expansão de empresas já instaladas no município e chegada de novos investimentos.
“Com o mercado de trabalho aquecido, querendo contratar, não pode a pessoa ficar 10 anos no bolsa-família. Porém é um trabalho em parceria com o município para identificar situações que se pode entrar em um concesso e este público ocupar uma dessas vagas”, complementa.
Sobre o Sine
- Onde: Rua Júlio de Castilhos, esquina com a Coronel Júlio May, Centro;
- Horário de atendimento: Das 8h até 14h, sem fechar ao meio-dia;
- Principais serviços: Banco de dados com vagas de emprego, encaminhamento de seguro-desemprego e confecção da carteira de artesão.