Os municípios de Marques de Souza e Travesseiro avançam nas discussões sobre o edital e a licitação para a construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta. Em reunião na manhã desta segunda-feira, 20, estiveram presentes o prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz; o engenheiro civil Daniel Storck; a Secretária Municipal de Administração e Planejamento, Edna Kremer Stefani; além do prefeito de Travesseiro, Gilmar Luiz Southier, acompanhado da equipe.
O encontro teve como objetivo alinhar os últimos detalhes do processo, que inclui o desmonte mecânico da estrutura danificada e a construção de uma nova ponte. A obra está orçada em R$ 13,5 milhões, recurso disponibilizado pela Defesa Civil Nacional, e a previsão é de que o edital seja publicado no site oficial do município de Travesseiro dentro de 40 a 60 dias.
Em paralelo, os municípios darão início aos trâmites necessários para a obtenção dos licenciamentos ambientais, essenciais para o andamento do projeto. A construção da nova estrutura é de extrema importância para as comunidades, pois simboliza a reunificação das cidades, que ficaram isoladas desde que a força do Rio Forqueta destruiu a estrutura em maio.
“A construção desta ponte vai além da infraestrutura: ela simboliza a força e a união de duas cidades que dependem uma da outra para prosperar”, destacou Mertz.
Para relembrar
Inaugurada em 2006, a ponte era uma conquista histórica para a região, com sete pilares, seis vãos e 24 vigas de concreto que desempenhavam um papel fundamental na conexão entre as comunidades.
No entanto, a força das águas destruiu dois pilares e três vãos, tornando inviável o uso da estrutura. Agora, o planejamento avança para que a reconstrução seja concluída e as cidades voltem a estar plenamente conectadas.