A Liga Lajeadense de Futebol Amador (Lilafa) já deu início aos preparativos para o Campeonato Municipal de Futebol 2025. Com expectativa de começar em 16 de março, a competição promete movimentar a cidade, contando com a participação de nove equipes em cada uma das categorias: aspirante, titular e feminino.
Os times masculinos confirmados são AE Montanha, Brasil Santo Antônio, Projeto Guarani, Guarani, Internacional, Flamengo, Barcelona, São José e ALE. Já no feminino, a disputa será no formato de futsal, também com nove equipes participantes.
O presidente da Lilafa, Rodrigo Henicka destaca a importância do torneio para fomentar o futebol local. “Faz muito tempo que não tínhamos um campeonato com tantos times. É gratificante ver comunidades humildes participando e se desenvolvendo. Queremos envolver mais torcedores e fazer a comunidade crescer junto com o esporte”, afirmou.
Henicka ressalta a inclusão como um dos grandes trunfos do campeonato. “A ALE, por exemplo, está trazendo jogadores das categorias de base, o que é muito bonito de ver. Isso cria espaço para atletas que não tinham oportunidades e atrai novos públicos”, comentou.
Além disso, a Liga está planejando integrar mais comunidades que possam sediar os jogos, já que quatro das equipes (Guarani, Montanha, Inter e ALE) possuem sedes fixas. “Estamos buscando mais três comunidades para receber as partidas. Queremos descentralizar o futebol e aproximar ainda mais o esporte dos torcedores”, explicou Henicka.
Poderão participar jogadores de todas as cidades, com a restrição de que não tenham assinado súmula em competições profissionais no ano de 2025.
Feminino
Neste ano, o campeonato terá nove equipes. Os jogos serão nos ginásios do Santo André e no Jardim do Cedro.
Formato inovador para 2026
Outra novidade discutida pela Lilafa é a possibilidade de criar uma nova fórmula de disputa, semelhante ao modelo do Campeonato Carioca para 2026. “Estamos estudando a possibilidade de termos duas taças no próximo ano, com uma Supercopa ao final. A ideia é atrair clubes campeões regionais para o nosso torneio, elevando o nível técnico e o prestígio do campeonato”, revelou o presidente.