A comunidade de Encantado lamenta a perda de Airto Francisco Gomes, escritor, professor e pesquisador. Ele morreu na tarde de sábado, 18, aos 77 anos. Gomes estava internado no Hospital Beneficente Santa Terezinha, após ser diagnosticado com câncer. Deixa um legado cultural e histórico inestimável para a região.
O velório ocorre neste domingo, 19, na Casa de Cultura de Encantado, desde as 7h. Após a cerimônia, o corpo será transladado para o Crematório São José, em Caxias do Sul. Ele deixa a companheira Marlene, os filhos Thaís e Marcelo, o genro Juliano, e os netos Nicole e Victor.
Trajetória de destaque
Nascido em Encantado, em 4 de outubro de 1947, Gomes teve uma carreira marcada pela dedicação à cultura e à educação. Formado técnico em contabilidade (1971), bacharel em Letras pela Fates (1976) e pós-graduado em gestão pública municipal pela Univates (2005), também concluiu extensão em gestão pública da cultura pela UFRGS no mesmo ano.
Ao longo de sua vida, publicou 26 livros, incluindo obras históricas, biografias e ficção. Sua primeira obra, Dentro e Fora das 4 Linhas (1999), abordou a história do Esporte Clube Encantado (ECE), onde atuou como atleta, técnico, dirigente e presidente. Nos últimos meses, ele trabalhava na produção de um livro sobre o fotógrafo Hugo Décio Peretti, em homenagem aos 90 anos de sua trajetória.
Gomes também editou seis revistas sobre entidades e clubes de futebol, além de ter sido coordenador e secretário de Cultura em Encantado. Desde 2011, ocupava a cadeira 23 na Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat).
Foi coordenador e secretário de Cultura em Encantado. Ele também teve passagens marcantes pela Câmara de Vereadores e pela Rádio Encantado, onde deixou sua marca como comunicador e pesquisador.
Homenagens
O Esporte Clube Encantado e a Alivat prestaram homenagens a Gomes, reconhecendo a contribuição para a preservação da memória cultural e esportiva da região.