A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) através da unidade Parceiros Voluntários está propondo a reativação do programa Junior Achievement (Miniempresas) aqui pelas bandas do Taquari.
Num primeiro momento parece que não deu muita repercussão, talvez por um certo esquecimento ou desconhecimento, mas torço pra que a ideia rebrote e frutifique, com a participação de escolas privadas e públicas, bem como com a colaboração voluntária e prazerosa de veteranos empreendedores assessorando/monitorando turmas de estudantes nessas iniciativas. Como já foi há pouco tempo atrás.
Difícil quantificar quantas sementes brotaram e cresceram a partir desse belo programa educacional, mas certamente muitas hoje já estão rendendo bons frutos.
E não custa lembrar um pouco mais da história: o berço desse programa nasceu na cidade de Springfield, no estado do Colorado (EUA), há mais de cinquenta anos. E não foi de graça que se espalhou pelos quatro cantos daquele país e até mundo a fora, inclusive por aqui.
A propósito: o Sebrae também tem um programa bem legal, o Aprender a Empreender, que também é uma baita mão na roda para fomentar o espírito empreendedor.
É claro que as tecnologias e os novos acessos ao conhecimento sempre avançam, mas nem sempre é preciso reinventar a roda. E vivência empresarial é uma coisa preciosa a ser transmitida.
Serviço de inutilidade pública
O gato subiu no telhado…o gato escorregou do telhado…o gato caiu do telhado…o gato se esborrachou no chão…o gato morreu!
Lembram desses comunicados prévios para preparar os espíritos sobre o infeliz passamento do gato?
Pois na minha avaliação foi mais ou menos assim a recente polêmica sobre o monitoramento das movimentações via pix e cartões de crédito como meios de pagamento e a possível taxação futura direta ou indireta sobre essas transações.
A dita cuja comunicação social do governo me parece que deu uma baita escorregada na maionese, deixando margem a muitas especulações, que não ¨colaram¨ de graça e tão rapidamente entre milhões de internautas.
Nesses casos, o buraco sempre é mais embaixo…
Livre pensar
“Desconfio de todo o idealista que lucra com o seu ideal.” – (Millôr Fernandes)
Anúncios desclassificados
Troco atos planaltinos solenes de velhas reminiscências por uma dúzia de narrativas e assombrações. Muita fumaça pra pouco fogo.
Cine brasil apresenta
Um Pix Alardeia os Gansos (duplo com) Credibilidade Estatal na Lona.
RPPS
Será que eu entendi bem? Em alguns municípios e em pouco menos de dez anos o tal de Regime Próprio de Previdência Social já está absorvendo quase 10% do orçamento municipal?
O tal RPPS é a previdência pública para servidores de entes federativos, aí incluídos os municípios em que foram implantados, para garantir benefícios de aposentadorias (e pensões) fora do chamado regime geral da previdência social, o RGPS.
Importante observar qual o montante alocado pelos servidores para o fundo e qual a contrapartida alocada pela municipalidade.
Quem não entrou nessa ainda é bom avaliar com a devida prudência, afinal é uma decisão que terá reflexos por muito tempo.
Devo estar enganado, matemática nunca foi o meu forte.
Saideira
Nona pro nôno:
– Tu viu que o Cumpádi Belarmino tá anunciando uma promoção especial de início de ano no bolicho dele?
– Sim…tudo pela metade do dobro!