O jovem e provocador deputado federal Nikolas Ferreira (PL) foi o protagonista de uma das mais emblemáticas derrotas do presidente Lula (PT). Ao gravar, com pouca maquiagem e muita perspicácia, um vídeo crítico à justificada atualização de normas de fornecimento de informações por instituições financeiras à Receita Federal (especialmente com relação ao Pix), o parlamentar ultrapassou o impressionante número de 300 milhões de visualizações. Além de liquidar com as respostas articuladas pelos “novos” – e muito bem pagos – marqueteiros do PT, o vídeo obrigou o governo a revogar a medida. E o recuo atestou a fragilidade atual do chefe da nação.
Mas é estranho. Afinal, a turma do presidente Lula tem experiência neste jogo de narrativas e malabarismos argumentativos e já provou isso quando usou, por exemplo, as mesmíssimas ferramentas para incutir de forma organizada e sistemática na mente de muitos brasileiros a falsa narrativa de que estávamos sob a presidência de um genocida. Não concorda com o paralelo? Eu compreendo. Então pesquise quantas mentiras foram alimentadas de forma sistêmica sobre a extinção dos benefícios previstos no Bolsa Família antes e durante o governo anterior, sem qualquer constrangimento por parte dos combatentes de fake news espalhados pela justiça, parlamentos, imprensa e agências de fact-checking.
Ou seja, a técnica de embaralhar fatos e implantar o medo na população é mais velha do que andar pra frente. E os atuais governantes apenas provaram do mesmo veneno. Ah, e com uma boa e preocupante dose de IA, é claro!
Consenso pelo Consisa
Os prefeitos de Vespasiano Corrêa e Imigrante demonstraram, acima de tudo, maturidade e senso coletivo ao acordarem as próximas duas gestões do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa). A pedido dos gestores de Sério, Estrela e Santa Clara do Sul, especialmente, os dois concorrentes ao cargo de presidente, Tiago Michelon (PL) e Germano Stevens (MDB), conversaram pouco antes da elei-
ção prevista para a manhã de sexta-feira e enfim chegaram ao consenso: Michelon assume em 2025 e 2026, e Stevens em 2027 e 2028. Desta forma, os gestores evitam novos ruídos entre as regiões alta e baixa. E o mais importante: eles evolvem a necessária sensação de tranquilidade e segurança para a sequência do trabalho do consórcio. E vida que segue.
Vavá quer mais
Vereador mais votado na história de Lajeado, Vavá (MDB) esperava fazer ainda mais do que os 2.587 votos conquistados em outubro passado. Segundo ele, o fato de também ter feito campanha para outros candidatos do MDB influenciou no número de apoiadores. Sobre isso, o emedebista já aposta em mais de três mil votos em 2028. E se tal propósito resultar em ainda mais trabalho e empenho ao nobre parlamentar – e eu acredito nisto –, ganham os bairros lajeadenses.
Gaúchos retribuem à SC
As fortes chuvas que atingem o estado de Santa Catarina mobilizam equipes de Defesa Civil no Vale do Taquari. Os prefeitos de Encantado, Jonas Calvi (PSDB), e de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP), por exemplo, entraram em contato com representantes de governos municipais e estadual para oferecer ajuda institucional. Calvi ligou para a prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan. E Gláucia falou com César Nunes, diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de SC. Juliana aceitou a ajuda. Nunes agradeceu, mas garantiu que a situação já estaria sob controle.
Tiro Curto
- Líderes da região querem pelo menos 120 dias de prazo para analisar a primeira modelagem do pedágio Free Flow apresentado pelo governo estadual. É compreensível. Mas impossibilitaria a intenção do Estado de lançar no primeiro semestre o edital para a concessão das rodovias.
- Aliás, e acima de tudo, é preciso resolver questões internas. Afinal, o necessário “grupo de trabalho” precisa estar aberto aos novos e velhos articulistas do Vale do Taquari. Neste momento, toda a experiência e conhecimento é bem vida. Desde que o foco e os propósitos sigam alinhados.
- Na câmara de Lajeado, a nova presidente Ana da Apama (PP) iniciou o ano com um intenso bate-boca com o ex-colega de partido e vereador, Ederson Spohr (MDB). Mas ela não pretende manter este “ritmo” de relacionamento. E ela faz bem em repensar tais movimentos.
Aviação no Vale do Taquari
Os proprietários do resort Grand Suítes Family Resort All Inclusive, empreendimento localizado em Itá, Santa Catarina, visitaram o Vale do Taquari na manhã dessa quinta-feira. Eles vieram conhecer a região alta, especialmente, e o mais importante: projetar investimentos. E outro fato curioso. O pouso da aeronave com os empreendedores ocorreu na discreta pista de Doutor Ricardo – que também serviu de base para a chegada de insumos e alimentos durante a trágica enchente de maio de 2024. Os empresários foram recepcionados pelo prefeito anfitrião, Álvaro Giacobbo (MDB), a secretária de Turismo, Grasiela Benacchio, e a Diretora de Logística do Cristo Protetor de Encantado, Vanessa Goldoni. E tudo isso só reforça a necessidade do Vale pensar com mais carinho na logística aérea e na construção e/ou modernização dos nossos acanhados aeródromos.