Espaço de fé e charme natural, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes reabriu ao público sete meses após a enchente histórica de maio. O destino localizado na Linha Alegre, interior de Capitão, passou por uma ampla reforma após ter parte dos ambientes impactados pela força da água.
Foi em 1933 que o morador Francisco Secchi descobriu a cavidade rochosa. Ele doou a área de terras para a igreja, assim transformando o local em lar para a imagem da santa mãe de Jesus. Ao lado da gruta está localizada uma bela cachoeira com poço de águas cristalinas.
Hoje, o destino é um dos mais bem estruturados da região. Tem bancos na sombra das árvores, banheiros e um espaço coberto com churrasqueiras. O acesso até o local pode ser feito de automóvel, sem necessidade de caminhadas.
No ano passado, a Gruta de Capitão foi repassada a inciativa privada para colocação de um bar com venda de bebidas e lanches no local. Aos poucos esse serviço começa a ser oferecido novamente ao público (interessados podem acompanhar mais no @grutacapitao).
Quem quiser conhecer a gruta, dica é acompanhar a tradicional festa em honra a Nossa Senhora de Lourdes realizada em fevereiro. Lembrando que o destino está aberto todos os dias. Não há cobrança de entrada.
30 anos da Amturvales
Para celebrar os 30 anos de atividades, a Amturvales projeta uma série de ações para 2025. Entre elas, a criação de uma nova logo-marca, concursos e encontros regionais. Além disso, serão realizadas celebrações com intuito de reconhecer o trabalho de lideranças locais, empresários e pessoas que contribuíram para o desenvolvi- mento do turismo regional.
Repost do leitor
Use a #365_vezes_no_vale e compartilhe as belezas da região conosco!