Colheita de milho avança com resultados animadores

safra recorde

Colheita de milho avança com resultados animadores

Cooperativas iniciaram nesta semana o recebimento de grãos. Alta produtividade nas lavouras anima produtores

Colheita de milho avança com resultados animadores
No Vale do Taquari e região do Alto Caí, 89 mil hectares foram destinados ao plantio de milho, sendo que 37 mil hectares são para a colheita do grão. (FOTOS: GABRIEL SANTOS)
Vale do Taquari

A colheita de milho no Vale do Taquari está em plena execução, e os números são animadores. A safra deste ano promete ser uma das mais produtivas da história da região, com expectativas de superar recordes anteriores. O gerente administrativo e financeiro da Cooperativa Cooperagri, Lício João Sulzbach, afirma que a produção surpreende pela qualidade e pela quantidade dos grãos.

Atualmente, cerca de 20% da capacidade de armazenagem da cooperativa em São Jacó, Teutônia, está preenchida com 14 mil sacos de milho. O processo de recebimento dos grãos teve início nesta semana, e Sulzbach acredita que a produção dos associados será suficiente para atender toda a demanda da cooperativa, sem a necessidade de compra de grãos de fora.

“A qualidade dos grãos impressiona. Esperamos que a produção interna seja suficiente para suprir as necessidades de armazenagem e comercialização. O clima ajudou, e a produtividade das lavouras está excelente”, afirma o gerente.

No interior de Arroio do Meio, os produtores Lucas e Luís Steffens, da localidade de Forqueta Baixa, colhem ótimos resultados. Eles plantaram milho em 35 hectares para silagem e 20 hectares para a colheita do grão. Com uma média de 170 sacas por hectare, os números são bastante positivos, considerando que, nos anos anteriores (2023 e 2024), com a estiagem, a média era de 90 sacas por hectare. “O clima foi favorável, sem interferência de pragas como a cigarrinha e sem chuvas excessivas. Isso fez toda a diferença no desenvolvimento das lavouras”, explicam.

Para Bolkenhagen, resultados variaram em muitas áreas

Desafios enfrentados pelos produtores

Apesar dos bons resultados, nem todos os produtores tiveram um ano tranquilo. O plantio pós-enchente foi uma das principais dificuldades enfrentadas em algumas áreas. Eduardo Bolkenhagen, produtor de milho em várias localidades como Marques de Souza, Travesseiro, Arroio do Meio e Nova Bréscia, relata que a cheia afetou sua capacidade de plantio. “Ano passado consegui plantar em mais áreas. Este ano, devido às enchentes, plantei milho em apenas 30% da área que havia cultivado no ano anterior”, conta.

Em áreas afetadas pelas enchentes, a produtividade variou, mas, mesmo assim, alguns resultados ainda são positivos, com colheitas de cerca de 150 sacas por hectare.

Resultados em números

De acordo com o último Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, 16% da área total já foi colhida. A cultura segue seu ciclo, com 31% das lavouras em fase de maturação, 30% em enchimento de grãos, 11% em floração e 12% em germinação e desenvolvimento vegetativo. No Vale do Taquari e região do Alto Caí, 89 mil hectares foram destinados ao plantio de milho, sendo que 37 mil hectares são para a colheita do grão.

O gerente regional da Emater, Cristiano Carlos Laste, destacou que o bom desempenho está relacionado a quem conseguiu antecipar o plantio e a preparação do solo. “Os produtores que conseguiram realizar o plantio mais cedo estão colhendo bons resultados. A safra é boa e, sem dúvida, uma das melhores”, afirmou.

Acompanhe
nossas
redes sociais