Oxigenação e credibilidade ao Consisa

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Oxigenação e credibilidade ao Consisa

A eleição para a diretoria do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari (Consisa) ocorre hoje, às 9h30min. Como esperado, um segundo prefeito se colocou à disposição para assumir a presidência da entidade: Tiago Michelon (PL), reeleito prefeito de Vespasiano Corrêa. Ele protocolou sua chapa nos últimos momentos e disputará a presidência com o prefeito reeleito de Imigrante, Germano Stevens (MDB). Ainda é difícil prever um vencedor, já que circulam diversas especulações sobre as reais intenções de quem pretende comandar o consórcio. Entre os temas em debate estão a necessidade de renovação no quadro de servidores, a recuperação da credibilidade da entidade – especialmente após investigações sobre a compra de telas interativas –, e até a disputa de vaidades entre as diferentes regiões do Vale. Dentro dessa situação, uma coisa é certa: o mecanismo do consórcio tem sido e ainda pode ser um grande aliado no desenvolvimento regional, desde que seus propósitos estejam voltados para o coletivo e a economia, e não para interesses pessoais, geográficos ou políticos partidários.

Justiça exime União de responsabilidade frente os prejuízos da enchente

A 9ª Vara Federal de Porto Alegre negou o pedido de um homem que solicitava que o governo federal fosse responsabilizado pelos prejuízos que sofreu devido à trágica enchente de maio de 2024. O cidadão entrou com uma ação após perder sua fonte de renda, proveniente do aluguel de imóveis, afirmando que o inquilino deixou a residência por 25 dias devido ao alagamento. Em sua defesa, os representantes dos réus alegaram que o evento deveria ser classificado como força maior, pois foi inevitável e imprevisível. A juíza responsável pelo caso destacou que não é razoável atribuir ao Poder Público a responsabilidade de se precaver contra os danos causados por desastres naturais. “Não é possível ao ente federal se antecipar a todas as catástrofes que, rapidamente, se multiplicam em decorrência do aquecimento do planeta, pois, infelizmente, nem mesmo a ciência detém dados suficientes para compreensão dos desastres climáticos que grassam pelas mais variadas regiões”, afirmou. Essa decisão deve ser replicada em outros casos semelhantes.

Diretoria definida à Amvat

O futuro presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Moisés de Freitas (MDB), prefeito de Sério, já definiu a chapa que deverá ser aclamada na próxima quinta-feira, 23. Além dele na presidência, o grupo será formado por quatro vice-presidentes: Gláucia Schumacher (PP), prefeita de Lajeado; Carine Schwingel (UB), prefeita de Estrela; Jarbas da Rosa (PDT), prefeito de Venâncio Aires; e Renato Altmann (PSD), prefeito de Teutônia.

TIRO CURTO

  • Ontem escrevi sobre o requerimento do vereador Marcos Scheffer (MDB) sobre a necessidade de manter abertos os banheiros públicos do Parque dos Dick e da Praça da Matriz. Após a publicação, representantes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Lajeado entraram em contato para esclarecer: os espaços estão abertos durante o dia e são atendidos por equipes de limpeza.
  • A nova presidente da Câmara de Lajeado, Ana da Apama (PP), anunciou a troca de advogados na Assessoria Jurídica do Legislativo. Sai Gustavo Heinen e entra Natanael dos Santos, que também é o presidente municipal do PP.
  • Ainda em Lajeado, tem secretário preocupado com o cenário encontrado na secretaria. “A impressão é que não fizeram nada a partir de abril”. E vale lembrar que abril de 2024 foi o prazo para que os secretários deixassem o poder público para concorrer no pleito municipal.
  • O Tribunal de Contas do Estado também se debruça sobre o processo de concessão do Bloco 2 das rodovias gaúchas, que engloba as rodovias estaduais do Vale do Taquari. Aliás, sobre os diversos grupos de trabalho responsáveis pela análise da modelagem, o excesso de vaidade sempre pode atrapalhar o coletivo. E falo isso com o intuito de ajudar. Afinal, não é hora de desunião.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais