Lajeado e Teutônia entre as cidades mais quentes do mundo

ONDA DE CALOR

Lajeado e Teutônia entre as cidades mais quentes do mundo

Estação meteorológica da Univates marcava às 13h temperatura de 37,8ºC. Sensação térmica alcança 46,8ºC

Lajeado e Teutônia entre as cidades mais quentes do mundo
O mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, mostra a temperatura prevista para 15h desta sexta-feira (hora oficial de Brasília e 18h na hora universal) (Imagem: reprodução)

O Vale do Taquari está entre as regiões mais quentes do mundo na tarde desta sexta-feira, 17, com uma onda de calor que afeta parte do Sul e do Centro-Oeste do Brasil, o Uruguai, o Norte e o Nordeste da Argentina, e o Paraguai.

Na região, a rede oficial indicava até o início desta tarde 36,5ºC em Teutônia. A estação meteorológica da Univates marcava às 13h temperatura de 37,8ºC, entretanto pelo efeito da umidade o índice de calor (sensação térmica) alcançava 46,8ºC. Já estações particulares marcavam até 38ºC no começo da tarde desta sexta em cidades do Vale do Taquari, como Estrela e Colinas.

A onda de calor castiga a Argentina, onde a máxima ontem no país foi de 44,5ºC. Várias cidades do interior argentino passaram dos 40ºC. Na Grande Buenos Aires, no aeroporto de Ezeiza, a máxima foi a 37ºC. No Paraguai, a temperatura atingiu 43,2ºC em Mariscal Estigarribia.

Conforme a MetSul, é fundamental esclarecer que o RS está entre os lugares mais quentes do mundo apenas no horário, pelo fuso, no período da tarde desta sexta (hora local), e não no dia civil. Isso porque enquanto é tarde aqui no Brasil é noite na África do Sul e na madrugada na Austrália, onde faz muito mais calor que no RS no dia civil.

Estações da Austrália registraram na última tarde temperaturas máximas de 40ºC a 43ºC. Conforme as medições do Bureau of Meteorology (BoM), a temperatura chegou a 42,9ºC em Longreach.

Acompanhe
nossas
redes sociais