Vereadores endossam pedido por instalação definitiva dos Bombeiros

SOLICITAÇÃO

Vereadores endossam pedido por instalação definitiva dos Bombeiros

Vereadores endossam pedido por instalação definitiva dos Bombeiros
Rodrigo Quinot e Paulo Goes defeneram a instalação de um quartel definitivo na cidade Foto - Gabriel Santos
Arroio do Meio

É unânime entre os vereadores em Arroio do Meio o pedido para que o Corpo de Bombeiros instale um serviço permanente na cidade. Uma guarnição estava instalada no bairro Bela Vista desde maio, porém, com o início da operação Verão, muitos militares foram atuar no litoral, e a cidade passou a ser atendida pelo pelotão de Lajeado.

O tema veio à tona na última sessão da Câmara de Vereadores, realizada na quarta-feira. Durante a semana, um incêndio de grandes proporções destruiu uma fábrica de móveis no bairro Bela Vista e exigiu o trabalho de quatro guarnições. “É necessária uma unidade aqui na cidade para garantir mais agilidade nas ocorrências”, destacou Fernando Kuhn (MDB).

Outra preocupação apontada pelo presidente da Câmara, Cesar Kortz (MDB), foi a manutenção dos hidrantes na cidade. Ele mencionou que um dos equipamentos não teve pressão suficiente para abastecer um caminhão durante uma ocorrência.

Odair Werner, Rodrigo Quinot (PL) e Paulo Goes (MDB) também reforçaram o pedido. Em 2024, uma área de terras foi disponibilizada e indicada pela Associação de Desenvolvimento (AADC) no bairro São Caetano para a construção definitiva de um quartel, porém o projeto aguarda a aprovação do Estado.

Cobranças da Corsan

Durante sua manifestação, o vereador Hélio do Nascimento de Andrade, conhecido como Tio Hélio (PSD), relatou ter recebido reclamações de moradores afetados pela enchente de maio, que estão sendo cobrados por taxas da Corsan, mesmo com o corte no fornecimento de água e a impossibilidade de acesso aos imóveis.

Segundo ele, a orientação é que os moradores afetados com as cobranças indevidas procurem a Defensoria Pública.

Goes também abordou o tema, mencionando que contas estão sendo enviadas para endereços desocupados. Ele lamentou a falta de plantão da empresa no município e a escassez de profissionais de atendimento. Informou que, atualmente, Arroio do Meio conta apenas com uma secretária, um profissional para leitura e outro para reparos diários.

Reajuste da URM

Na ordem do dia, apenas um projeto de lei do Poder Executivo. Trata-se do projeto que autoriza o Poder Executivo a reajustar os valores da Unidade de Referência, da Base de Cálculo, da Planta de Valores e do Valor do Metro Quadrado de Edificação.

Conforme a mensagem justificativa, o projeto propõe um reajuste num percentual de 4,88%, passando assim a URM dos atuais R$ 95,15 para R$ 99,80. O índice apurado refere-se à variação do IPCA do período de dezembro de 2023 a novembro de 2024. A URM (Unidade de Referência Municipal) é o indexador utilizado para determinar a cobrança de taxas municipais e serve de base para efetuar repasses de auxílios e custeios.

Na sessão anterior, este projeto teve pedido de vistas do vereador Rodrigo Quinot (PL). Voltando à ordem do dia, a matéria foi aprovada por unanimidade de votos.

Ainda foi apreciado e aprovado um anteprojeto de autoria do vereador Hélio do Nascimento de Andrade, o Tio Hélio (PSD). Este dispõe sobre a instalação de um elevador nas dependências da Prefeitura Municipal, visando garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência, idosos e demais pessoas com mobilidade reduzida.

Acompanhe
nossas
redes sociais