Há 20 anos, 1º encontro da família Dalla Vecchia

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Há 20 anos, 1º encontro da família Dalla Vecchia

Encantado sediava dois dias de festa na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. A família Dalla Vecchia organizava seu primeiro encontro no Brasil e reunia mais de 1,3 mil descendentes.

Os participantes vieram de nove estados brasileiros diferentes e do exterior, onde moravam em países como Inglaterra, Portugal, Espanha, Suíça, Luxemburgo e Itália. Eles foram acolhidos em famílias da comunidade ou ficaram em hoteis da cidade.

O evento começou de forma oficial às 18h de sábado, com uma missa no cemitério onde os patriarcas da família, Ângelo e Pietro Dalla Vecchia, estavam enterrados. Duas placas foram descerradas no local.

Mais de 1,3 mil descendentes se encontraram na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, em Encantado

No domingo, uma outra missa foi celebrada pelos bispos Dom Sinésio Bohn, dom Paulo de Conto e dom Gentil Delazari, além de outros seis padres e demais religiosos da família. O próximo encontro estava previsto para 2007, quando a família comemoraria os 130 anos da chegada de Ângelo e Pietro Dalla Vecchia.

O dilema (ainda atual) da ponte

Vinte anos atrás, em 2005, a ponte sobre o Rio Forqueta, entre Marques de Souza e Travesseiro, ainda não estava pronta. A previsão, conforme o prefeito de Marques de Souza, Deonilo Bazzo, era que as obras fossem retomadas em março de 2005. Na época, faltava apenas um aterro para a conclusão da travessia.

O prefeito se reunia com os proprietários das terras que seriam usadas para fazer o aterro e o acesso à ponte. Na época, alguns não estavam dispostos a ceder a área, mesmo com a indenização. Depois de anos de obras, a ponte foi inaugurada em 2006. No ano passado, as enchentes de maio levaram a estrutura e dificultaram a conexão entre as duas cidades mais uma vez.

Há 50 anos…
O primeiro elevador do HBB

O Hospital Bruno Born, de Lajeado, inaugurava seu primeiro elevador em 1975. Na época, o presidente era Walter Born que, no discurso da cerimônia, lembrou dos falecidos Dr. Roberto Fleischhut e Bruno Born, nomes importantes na história da instituição. Com a instalação do elevador, os pacientes do HBB não precisavam mais ser transportados pelas escadarias do hospital.

Hoje é

  • Dia do Cortador de Cana-de-Açúcar

Santo do dia: São Marcelo

Acompanhe
nossas
redes sociais