Essa é uma lista para quem gosta de ecoturismo e quer gastar pouco. Conheça cinco destinos de fácil acesso que valem a pena conhecer no veraneio regional. O visitante tem apenas um compromisso: jamais deixar lixo na natureza.
Cascata do Trovão
Situada em Canudos do Vale, o salto de água tem 15 metros de altura e cai em meio a paredões. Um cenário é deslumbrante. O acesso é feito por uma trilha de aproximadamente 500 metros. O poço tem águas cristalinas, mas é profundo, portanto necessário cuidado caso for se banhar. Não há estrutura, apenas as belezas criadas pela própria natureza.
Gruta de Capitão
Reformada após a enchente histórica, a Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Capitão fica na Linha Alegre, sem necessidade de realizar trilhas. Chama atenção por ter uma charmosa cascata de cinco metros com água transparente. Ao lado está a cavidade rochosa transformada em lar para a imagem da mãe de Jesus. O ponto turístico conta com boa estrutura: bancos, churrasqueiras e até banheiro.
Cascata Santa Rita
O destino natural mais popular de Estrela. É muito frequentada devido à fácil localização em São Jacó, interior de Estrela. Uma caminhada de 100 metros leva até a charmosa queda de água que se destaca pela sua extensão. No passado, havia uma hidroelétrica no local, sendo que hoje restam as ruínas. O ponto é perigoso para banho, mas muitos acabam se refrescando nas águas.
Cascata da Baleia
Próximo do Lago Verde de Ilópolis, o destino é acessado por uma escadaria com cerca de 200 degraus ecológicos. A enchente destruiu uma parte pequena do acesso, mas ainda é fácil de chegar. A cascata tem cerca de 50 metros, sem nenhuma estrutura humana construída. Muito charmosa, ganhou o nome por lembrar o formato de uma baleia.
Perau da Nega
O cenário que impressiona no interior de Boqueirão do Leão. Tem duas belezas naturais juntas: uma cascata em formato de escorregador e um paredão ao fundo com cerca de 150 metros de altura. O Perau da Nega teve cerca de um quilômetro da estrada de acesso destruída na enchente. Mesmo assim é possível acessá-la a pé. Não há infraestrutura no local.