Venâncio Aires encerrou 2024 como o sexto maior produtor de tabaco do estado, alcançando, pela primeira vez, mais de US$ 1,1 bilhão em exportações. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) atribui esse resultado ao crescimento das vendas internacionais, especialmente para países da América Latina e América do Norte.
Segundo o prefeito, a produção de tabaco no município responde por cerca de 50% da receita local, sendo uma atividade histórica com mais de 110 anos. Além disso, o sistema integrado com as empresas, que já soma um século, reforça a força da cadeia produtiva, envolvendo aproximadamente três mil famílias produtoras.
Atualmente considerado o terceiro maior produtor e o segundo maior exportador de tabaco no Rio Grande do Sul, Venâncio Aires tem atraído o interesse de grandes indústrias. “Recentemente, duas empresas se instalaram no município, impulsionadas pela mão de obra qualificada e pela localização estratégica, próxima ao Porto de Rio Grande”, destaca o prefeito.
Ainda em relação a economia, apesar do impacto das enchentes, o orçamento municipal para 2025 atingiu R$ 440 milhões, representando um crescimento de 17% em comparação ao ano anterior, concluiu Rosa.
Assista a entrevista na íntegra