O Colégio Evangélico Alberto Torres completa, hoje, 133 anos de história. Fundado em 15 de janeiro de 1892, é a escola mais antiga do Vale do Taquari, criada um ano depois da emancipação de Lajeado, em 1891. Naquela época, o município enfrentava suas primeiras décadas de colonização e as famílias evangélicas sentiam a necessidade de uma escola para os jovens, criando assim a Escola Paroquial Evangélica.
O educandário surgiu antes mesmo da criação da Comunidade Evangélica de Lajeado, que inaugurou sua primeira igreja somente em 1899, na rua Júlio de Castilhos. Nesse meio tempo, o Ceat já recebia dezenas de alunos. Registros falam que, por volta de 1914, o internato já funcionava na escola e atraía jovens de toda região.
No ano de 1925, o nome mudou para Collegio Lageadense (grafia da época), que perdurou até 1941, quando a escola recebeu a nomenclatura atual, em homenagem ao intelectual Alberto de Seixas Martins Torres. Na época, uma regra da Secretaria de Educação do Estado determinava a adoção do nome de um patrono ou santo.
Inicialmente voltado ao ensino básico, em 1934, o Ceat criou o Jardim de Infância e, na década de 1940, implementou os primeiros cursos técnicos, de contabilidade e comercial. Nos anos 1950, adquiriu o status de Ginásio e passou a oferecer o atual Ensino Médio.
O Ceat iniciou sua expansão em 2011, com a inauguração de uma nova unidade, o Ceat Região Alta, em Roca Sales. Em 2024, foi anunciada a construção de uma nova estrutura da instituição em outro local de Lajeado, no bairro Alto do Parque.

O então principal prédio do Ceat, em 1954, visto da esquina entre as ruas Júlio de Castilhos e Carlos Von Koseritz

Esquina da rua Júlio de Castilhos com a Alberto Torres. Área do Ceat antes de 1950, com o prédio de 1925 ao fundo
Há 50 anos…
Baile do Milho animava Conventos
Em 15 de janeiro de 1975, cerca de duas mil pessoas se reuniam para festejar o 6º Baile do Milho na Sociedade 25 de Julho, de Conventos, em Lajeado. Na noite, foram realizados concursos das melhores espigas de milho híbrido, anã e do maior pé de milho. Os prêmios foram entregues pelo prefeito municipal Alípio Hüffner e pelo presidente da Sociedade 25 de Julho, Hugo Hennemann.
Os vencedores:
- Espigas de milho híbrido – Breno Seidel, de Conventos
- Espigas de milho anão – Benno Armange, de Conventos
- Maior pé de milho – Sibila Maurer, de Conventos
Hoje é
- Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes
- Dia do Compositor
- Dia do Adulto
Santo do dia: Santo Amaro