Era 15 de janeiro de 1892 quando famílias da Comunidade Evangélica de Lajeado davam início a história de uma instituição de ensino que se tornaria referência para todo o Vale do Taquari.
O Colégio Evangélico Alberto Torres – Ceat nasceu com a missão de proporcionar uma educação pautada em valores cristãos, na disciplina do trabalho e na valorização do ser e da cultura, a fim de deixar um legado à comunidade. Legado este que está intimamente ligado ao crescimento e desenvolvimento de Lajeado, apenas um ano mais jovem.
A Escola Paroquial Evangélica, como era chamada inicialmente, foi criada com o desejo de educar e formar cidadãos. Com o passar dos anos, o colégio se adaptou às necessidades da região, sempre com o compromisso de oferecer uma educação de qualidade. Em 1941, recebeu o atual nome, uma homenagem ao intelectual e educador brasileiro Alberto de Seixas Martins Torres, que acreditava no poder transformador da educação.
“O Ceat acompanhou o crescimento de Lajeado, ajudando a moldá-la, formando gerações de pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da cidade e da região. Sua história é, portanto, uma história de lutas, conquistas educacionais, fé, valores humanos e comunitários”, afirma a equipe diretiva.
Além da sede de Lajeado, desde 2011 o Ceat também possui uma unidade em Roca Sales, que juntas ultrapassam a marca dos 1,3 mil alunos, de toda a região. São estudantes que compõem turmas desde o berçário até o ensino médio, bem como o curso técnico em Enfermagem. O colégio integra a Rede Sinodal de ensino.
10 anos do curso técnico
Em 2025, o Ceat também celebra os 10 anos do Curso Técnico em Enfermagem, uma iniciativa pautada pela carência de profissionais desta área na região. O curso foi pensado e organizado para aproximar, desde o início das aulas, os alunos do cotidiano dos profissionais da área, vinculando os estudos teóricos à prática.
As aulas foram importantes para incentivar a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Lajeado, a oferta de curso de medicina na região e a existência permanente no Vale do Taquari de vagas para técnicos em enfermagem.
Expansão deve iniciar em 2025
O próximo passo do educandário é a construção de uma nova sede no bairro Alto do Parque, próximo ao Parque do Imigrante, em Lajeado. A previsão é que as obras iniciem em 2025 e os primeiros alunos sejam atendidos no local já no próximo ano.
Em um primeiro momento, a nova estrutura, atenderá a Educação Infantil e séries iniciais, mas terá capacidade para receber mais de 5 mil estudantes a longo prazo. O teatro do Ceat, hoje localizado na unidade do Centro, também será transferido para a nova estrutura.
Diretor do colégio, Rodrigo Ulrich afirma que este projeto já foi pensado há mais de 60 anos, e agora surge a oportunidade de sair do papel. “O plano de ocupação apresenta uma escola completa, podendo ter todos os níveis de ensino”. Ainda assim, ele garante que a unidade no Centro continuará ativa e atendendo as demandas da instituição. “Não temos a intenção de nos desfazer dos prédios no Centro, mas sim redistribuir melhor as atividades, garantindo maior segurança e conforto para os alunos”.