Como você descreveria o trabalho de um Personal Organizer para alguém que nunca ouviu falar?
O nosso trabalho é criar soluções práticas e funcionais de organização para facilitar o dia a dia do cliente. Um lugar para tudo e tudo em seu lugar. Começa pela categorização dos itens, seleção e descarte. Após isso, começa o processo de organização por setor.
Existem utensílios que ajudam a facilitar a manutenção dos itens que foram organizados. Ex: Colmeias, gavetas com divisórias e organizadores. Com isso, o cliente ganha tempo porque sabe onde está cada objeto. A avaliação do local ou setor que vai ser organizado, é o primeiro passo.
O que você considera mais desafiador no seu trabalho?
As pessoas entenderem o quanto a organização pode facilitar o dia a dia. A organização de uma casa reflete no dia a dia das pessoas. Ter em casa somente o que é necessário, uma casa sem acúmulos, gera bem-estar, renova a energia do ambiente, facilita a manutenção e a limpeza. Com a casa organizada sobra tempo para dividir momentos com a família, curtir e descansar. O lar não é visto como um “fardo”, principalmente para as mulheres que trabalham fora e ainda tem a casa para cuidar.
Para seguir a profissão, é preciso gostar de organização, ter capricho, paciência, comprometimento com o cliente e criatividade para ajustar tudo de forma organizada.
Quais são as etapas principais para organizar um ambiente de forma eficaz e prática?
Tudo começa na categorização dos itens, isso faz com que cada item tenha o seu lugar específico para ser guardado, facilitando a manutenção da organização.
Após a finalização do serviço, na maioria das vezes, o cliente não precisa de acompanhamento contínuo. Quando realizamos a organização também fazemos um treinamento sobre as formas de se manter.
Quais são os maiores erros que as pessoas cometem ao tentar organizar seus próprios ambientes?
“Arrumar é diferente de organizar”. A organização dispõe de técnicas que a torna diferente, a organização se mantém por muito mais tempo. A maioria das pessoas arruma os seus ambientes, então de tempos em tempos, vai arrumar novamente.
A organização deixa o ambiente equilibrado, bonito, de fácil acesso aos itens e de fácil manutenção. Esse equilíbrio do lar libera hormônios de satisfação e de bem-estar, a nossa casa tem que ser nosso refúgio de paz e tranquilidade. Uma casa organizada transmite isso!