Sinduscom-VT lança campanha para enfrentar falta de mão de obra no setor

indústria da construção

Sinduscom-VT lança campanha para enfrentar falta de mão de obra no setor

Na direção de outras instituições, entidade vê o assistencialismo do governo como o grande desafio

Sinduscom-VT lança campanha para enfrentar falta de mão de obra no setor
Presidente do Sinduscom-VT, Daniel Bergesch (foto: divulgação)
Vale do Taquari

A escassez de mão de obra qualificada atinge 58,7% das empresas brasileiras, segundo pesquisa do IBRE/FGV, percentual que sobe para 60,4% na construção civil. Diante desse cenário, o Sindicato das Indústrias da Construção e afins do Vale do Taquari (Sinduscom-VT) iniciou uma campanha digital para conscientizar trabalhadores sobre as oportunidades e benefícios do vínculo formal. A ação busca atrair profissionais, especialmente os que atuam na informalidade, destacando os riscos dessa prática.

Daniel Bergesch, presidente em exercício do Sinduscom-VT, alerta para os impactos da falta de mão de obra. “O problema já compromete a manutenção e o crescimento das empresas, e hoje ameaça sua continuidade”, afirma. Ele aponta o assistencialismo governamental e a informalidade como fatores que agravam a situação, ressaltando a necessidade de uma ação coletiva para minimizar os entraves.

A campanha integra o Prosind, programa da FIERGS que incentiva projetos de fortalecimento sindical. Além da sensibilização digital, o Sinduscom-VT promove a renovação de sua identidade visual, atualização de frota e formação de uma comitiva para o Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC 2025), em abril, em São Paulo. O objetivo é fortalecer o setor e fomentar o associativismo

Acompanhe
nossas
redes sociais