Presidente da CDL Lajeado participa de feira global em Nova York

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Presidente da CDL Lajeado participa de feira global em Nova York

A presidente da CDL Lajeado, Giselda Hahn, está em Nova York participando de uma das maiores feiras do setor varejista do mundo, a NRF’25. O evento, que começou no domingo, integra a missão do Sebrae e reúne tendências globais do mercado.

Giselda destacou a crescente relevância da tecnologia no varejo, com ênfase no uso de dados e inteligência artificial generativa para aprimorar a experiência do cliente. A ousadia americana em arriscar grandes negócios e a busca contínua pelo aprendizado são pontos que chamam a atenção da dirigente.

Outro aspecto destacado foi a importância das lojas físicas, que são fundamentais ao oferecer experiências imersivas aos clientes, e estão em alta no varejo americano. Segundo Giselda, personalização de produtos e atendimento são estratégias cada vez mais significativas para fidelizar consumidores no competitivo mercado varejista. “Fazer o básico bem feito” é uma lição essencial compartilhada no evento.

Acompanhe a entrevista na íntegra:

Foto: divulgação

Charrua amplia presença no Sul do país e chega a 407 postos

A Charrua Distribuidora de Combustíveis encerrou 2024 com 407 postos bandeirados, alta de 23% em relação ao ano anterior, e planeja alcançar 500 unidades até o final de 2025, mantendo uma média de 80 novas aberturas anuais.

2025 traz perspectivas de ampliação de bases de distribuição em Santa Catarina e Paraná (Foto: divulgação)

A empresa também expandirá bases de distribuição, com novidades como uma unidade em Guaramirim (SC), entre fevereiro e março, e outra em Cascavel (PR), além do primeiro posto em Curitiba, o República, já em operação. No Rio Grande do Sul, Santa Maria receberá uma base de distribuição até abril. Luiz Merello, diretor executivo, destaca o fortalecimento da marca e o foco na qualidade e inovação. A rede opera no RS, SC e PR, com dez bases estratégicas e suporte aos vendedores.

Mercado eleva projeções para inflação e dólar

Analistas consultados pelo Banco Central aumentaram as projeções de inflação e dólar, segundo a pesquisa Focus divulgada ontem. A expectativa para o IPCA em 2025 subiu para 5%, e para 2026, passou de 4,03% para 4,05%.

A revisão reflete o IPCA de dezembro, que acumulou alta de 4,83% em 2024, acima do teto da meta. O dólar deve atingir R$ 6 em 2025 e 2026, impulsionado por incertezas fiscais e juros elevados nos EUA.

As variações para a Selic foram mantidas, encerrando 2025 em 15% e 2026 em 12%. O PIB deve crescer 2,02% em 2025 e 1,80% em 2026, sem alterações.

RÁPIDAS

  • Turismo – Após a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, o Rio Grande do Sul aumentou em 16,33% o número de turistas que utilizaram o modal aéreo. Desde outubro, o Rio Grande do Sul recebeu 281.583 pessoas que viajaram de avião, segundo divulgou o governo do Estado.
  • Volatilidade – O Bitcoin (BTC) caiu 3,8% nas últimas 24 horas. Com isso, a moeda digital é cotada a US$ 90.606,35, chegando ao seu menor patamar desde 18 de novembro. Nos últimos 30 dias, a criptomoeda já caiu 10,4%, em contraponto à disparada vista após a vitória de Donald Trump.

Frase do dia

Anna Carolina Lemos Gouveia, economista,
ao G1

“Praticamente durante toda a série histórica, iniciada em 2005, os consumidores têm a percepção de inflação mais alta do que o que o próprio mercado prevê”

Acompanhe
nossas
redes sociais