Museu vivo

Opinião

Luciane E. Ferreira

Luciane E. Ferreira

Jornalista

Museu vivo

O Museu de Ciências (MCN) da Univates contabilizou a interação de mais de 100 mil pessoas em 2024. Foram registradas 4.700 visitas à Sala de Exposições do MCN, 394 aos Laboratórios de Arqueologia e Paleobotânica, 312 às coleções de botânica, paleontologia e zoologia e 449 ao Centro de Memória, Documentação e Pesquisa.

Ainda, 2.508 pessoas participaram de 128 oficinas ministradas dentro e fora da Univates; 902, de palestras dentro e fora do campus; e 10.899 apreciaram as mostras itinerantes do MCN. O museu ainda recebeu visitantes nos eventos os quais participou, entres eles a Feira de Cursos Univates. O acevo didático foi utilizado por 15.5 mil pessoas.

Lucas George Wendt/Univates/divulgação

Ficou curioso?

Para agendar uma visita guiada ao MCN em 2025, basta entrar em contato pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505, pelo e-mail mcn@univates.br ou ir pessoalmente à Secretaria do Museu, localizada na sala 108 do Prédio 8 da Univates.

Para solicitar o empréstimo de itens, é necessário preencher o formulário on-line disponível na página da Central de Empréstimos do Museu, com antecedência mínima de dois dias úteis. A retirada dos itens acontece na Secretaria do MCN.

Alerta sobre incêndios

O incêndio florestal ocorrido em Paverama, neste domingo, serve de alerta para este verão. Altas temperaturas e baixa umidade do ar podem colaborar para ocorrências maiores e mais graves.

Os raios são a causa natural mais comum – e que está fora do controle humano. Já entre as ações antrópicas estão descarte irregular de bitucas de cigarro, limpeza de áreas, descuido com fogueiras de acampamentos, fogo no lixo.

Mobilização pelo rio

A ação principal do programa Viva o Taquari-Antas Vivo está agendada para 22 de março. A organização para as demais atividades está a todo vapor na Unidade Parceiros Voluntários de Lajeado. Uma delas é o cadastro de Educadores Sociais, que ministrarão oficinas temáticas. Contatos pelo parceirosvoluntarios@acilajeado.org.br

Água viva ou chocolatão

O litoral gaúcho é para os fortes. Neste mês de janeiro, milhares de ocorrências de queimaduras por água-viva. Uma corrente marítima vinda do Norte brasileiro traz água clara e quente para a costa gaúcha, criando condições ideais para a reprodução das meduzas. Então é isso: mar claro e quente com água-viva ou frio e escuro, o famoso chocolatão.

Consulta pública

A Fepam está com consulta pública aberta sobre o licenciamento ambiental sobre sistema para controle de enchentes (dique/barragem/bacia de armazenamento/polder). O prazo se encerra dia 5 de fevereiro. Os documentos estão disponibilizados no fepam.rs.gov.br/consultas-publicas. A iniciativa surgiu em resposta aos impactos ambientais causados pelos eventos climáticos extremos de chuvas intensas que afetaram o estado entre abril e maio de 2024, culminando em um estado de calamidade pública.

Acompanhe
nossas
redes sociais