A advogada especialista em Direito Previdenciário, Aline Pierozan Bruxel, emitiu um alerta sobre golpe do falso advogado, que têm vitimado aposentados e segurados em processos previdenciários. Segundo ela, os golpistas entram em contato se passando por representantes do escritório que está conduzindo o caso.
Durante o contato, geralmente via WhatsApp, eles mencionam que valores estão aptos a serem liberados, mas que há custos processuais pendentes, pressionando a vítima a realizar pagamentos. “Esses criminosos utilizam fotos de advogados e apresentam conhecimento jurídico. Muitas vezes, podem estar acompanhados por advogados ou até serem profissionais da área”, explica Aline.
Aline reforça a importância de observar detalhes suspeitos. “É preciso questionar o nome do recebedor do pagamento, que geralmente é de um terceiro, e verificar se o depósito está sendo solicitado para uma pessoa física e não para uma conta vinculada ao banco. Além disso, pergunte se esse é, de fato, o procedimento habitual do seu advogado.”
Ela lembra que os processos previdenciários são geralmente longos, podendo durar anos, e que pedidos urgentes de pagamentos, especialmente com prazos curtos, são atípicos. Outra recomendação é sempre entrar em contato com os telefones indicados no site oficial do escritório ou com o canal de comunicação previamente utilizado.
A especialista destaca que aposentados e pessoas em busca de benefícios previdenciários, geralmente mais idosos e com menos familiaridade com tecnologia, acabam sendo alvos mais vulneráveis. Por isso, ela reforça a importância do envolvimento de familiares com maior conhecimento tecnológico para auxiliar na identificação de possíveis fraudes.