O Estado anunciou mais um importante passo rumo às concessões das nossas rodovias. Nesta semana, o governo de Eduardo Leite (PSDB) anunciou as datas das primeiras audiências (em nossos pagos, o encontro ocorre no dia 24 de janeiro, no prédio 7 da Univates, às 10h) e abriu a consulta pública para sugestões e apontamentos sobre o futuro dos pedágios no Vale do Taquari. Serão 30 dias para os líderes regionais e demais interessados no tema apresentarem questionamentos e possíveis soluções aos mais diversos gargalos logísticos da região.
Para tal, basta encaminhar e-mail para consultarodovias@serg.rs.gov.br e participar do processo democrático. Um passo importante rumo às concessões, reforço, e uma nova oportunidade para a comunidade regional compreender o modelo de cobrança sem cancelas (free flow) e para o Estado ser muito mais justo com o nosso Vale. Por tudo isso, é crucial que você se envolva no processo.
PSDB + MDB? E como ficaria em Lajeado?
A notícia foi dada pelos principais meios de comunicação do país: o PSDB estuda uma fusão com o MDB nos próximos meses. Recentemente, os líderes tucanos – que também cogitam a possibilidade de se unir ao PSD de Gilberto Kassab – receberam apelos do ex-presidente Michel Temer, do governador do Pará, Hélder Barbalho, da ministra do Planejamento, Simone Tebet, do presidente do MDB, Baleia Rossi, além de outras importantes agentes emedebistas. Ou seja, é uma possibilidade concreta e, pelo jeito, muito próxima de ser anunciada. Se confirmada a fusão, penso eu, poderemos ter algumas migrações de agentes públicos para novas – ou velhas – siglas. Em Lajeado, por exemplo, o MDB é oposição. Já o PSDB é aliado do governo, com direito a secretarias municipais. Em tempo, as duas siglas também costumam andar em lados opostos em Teutônia.
Horas extras “congeladas” em Estrela
Primeira prefeita na história de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil) está preocupada com as contas públicas herdadas da gestão passada. E, entre as ações anunciadas nesta semana como forma de garantir mais austeridade às contas públicas, a gestora assinou decreto para “congelar” o uso de horas extras pelos servidores. De acordo com o documento, o governo só vai permitir tal ferramenta “mediante prévia autorização” em situações de “calamidade pública que acarretem riscos de qualquer espécie”, ou de “emergência que possa acarretar danos à Administração ou à população”. Além disso, a realização de horas extras em situações não previstas no Decreto “dependerá de justificativa e prévia aprovação do Secretário de cada pasta, sendo submetidos à deliberação do Diretor-Geral de Governo, mediante disponibilidade orçamentária”.
Enfim, um alento à ERS-129
O governo estadual anuncia investimento de R$ 50 milhões para recuperação e pavimentação do trecho da ERS-129 entre Estrela, Colinas e Roca Sales. Uma baita notícia para o Vale do Taquari. O trecho tem sido de crucial importância para a chegada de insumos e deslocamento da produção regional após a tragédia de maio do ano passado, e tem tudo para potencializar ainda mais a logística regional mesmo após a recuperação da ponte da ERS-130. Por tudo isso e muito mais, fica a nossa torcida para que tais investimentos de fato saiam do papel. Assim como na ERS-332!
Sirenes em Lajeado
A Defesa Civil de Lajeado vai iniciar a instalação de sirenes em pontos estratégicos e vulneráveis às enchentes. Em um primeiro momento serão nove equipamentos distribuídos na área central e antiga da cidade. Um desses deve ficar no Parque dos Dick, nas proximidades do Ginásio Nelson Brancher, o popular “Claudião”. Ainda é um pequeno passo dentro de uma longa caminhada, sim. Mas é esse o caminho e é pra frente que se anda!
TIRO CURTO
- Folclórico vereador em Lajeado, Waldir Blau (MDB) chega ao sétimo mandato com a mesma língua afiada do início da carreira política. E na primeira sessão ele já mandou um recado direto à nova secretária de Saúde, Giovanna Linhares: nada de meio turno.
- Sobre a provocação de Blau, é sempre bom contextualizar. O ex-secretário da Saúde, Cláudio Klein, atuava em meio turno para conciliar o serviço público com a vida profissional no setor privado. O emedebista não admitia tal situação o apelidou de “secretário meia-boca”.
- Ex-secretário da Fazenda de Estrela, Felipe Diehl (PL) assumiu cargo de Secretário Parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes (PL).
- Em Estrela, e segundo a nova administração municipal, muitos servidores concursados estavam em funções que não condiziam com os respectivos contratos de trabalho, e sem receber a Função Gratificada. E foi por isso que alguns agentes foram desligados dessas funções nos últimos dias.
- O movimento Pro_Move Lajeado anuncia para o dia 22 de janeiro as apresentações dos 12 projetos finalistas do edital Acelera 3.0. Foram quatro meses de mentorias nas áreas de proposta de valor, estruturação de negócios, viabilidade financeira, mercado, marketing e pitch. A apresentação ocorre na sede do Labilá, no centro antigo da cidade.
- Em Encantado, Lucas Brustolin Pezzi é o novo Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores. Formado em Direito pela Univates em 2014, já atuou nos Legislativos de Muçum e Putinga, onde segue atuando como Assessor Jurídico nos respectivos governos municipais.
- Já em Arroio do Meio, um encontro ocorre hoje na sede da Acisam para debater “a falta de mão de obra e o programa Bolsa Família”. A programação inicia às 19h30min.
- Um recado para alguns novos gestores: a eleição já passou. É hora de olhar para a frente, e não mais para o retrovisor.