Com desistência de escola, reunião definirá nova estratégia do Carnaval de Rua

VENÂNCIO AIRES

Com desistência de escola, reunião definirá nova estratégia do Carnaval de Rua

Encontro nesta terça-feira, 14, debaterá atrações que podem ser agregadas aos desfiles

Com desistência de escola, reunião definirá nova estratégia do Carnaval de Rua
Escola de Samba Négo não participará dos desfiles neste ano / Foto: Leandro Osório
Venâncio Aires

Depois de escola de samba ter tornado pública sua desistência nos desfiles do Carnaval de Rua de Venâncio Aires em 2025, encontro na tarde desta terça-feira, 14, vai debater as atrações que serão agregadas ao evento. Na Capital do Chimarrão estão confirmadas duas noites de desfiles, nos dias 1º e 3 de março, na rua Osvaldo Aranha. Apesar da desistência da Acadêmicos do Samba Nego, permanecem confirmadas para as duas noites a Unidos da Vila Freese e a Fiel Tribo Guarani.

O presidente da Liga do Samba de Venâncio Aires (Lisva), Valdir Ferreira, informa que uma reunião da entidade com o secretário de Cultura e Esportes, Sandro Kroth, está agendada para a tarde hoje quando novas atrações para as duas noites de desfiles podem ser agregadas. Existe a possibilidade de entidades regionais serem convidadas ou mesmo grupos locais serem agregados para as noites de desfile.

A reunião de emergência foi marcada depois que a Associação Nego, reunida em assembleia, decidiu por maioria não participar do Desfile do Carnaval em 2025. A entidade, reconhecida como a mais antiga das associações carnavalescas em atividade em Venâncio Aires, cita que nota que agradece o “apoio e a compreensão de todos os nossos associados, colaboradores e simpatizantes. Informamos que a associação está passando por um processo de reestruturação e, com isso, pretendemos voltar a desfilar em 2026, trazendo novamente à avenida a essência e a grandiosidade que sempre marcaram nossa trajetória”.

Ainda na nota, divulgada pela entidade, é citado que a meta é retornar ainda mais forte para as noites dos desfiles de rua em 2026: “Contamos com o apoio de todos para que possamos retornar ainda mais fortes e vibrantes no próximo ano”. Além disso, permanece aberto até o dia 16 de janeiro o período de inscrições para a escolha da nova corte do Carnaval Municipal 2025. A escolha será no dia 1º de fevereiro, no Grêmio Recreativo 7 de Setembro, a partir das 22h.

A escolha das novas representantes da folia venâncio-airense requer no mínimo duas candidatas por entidade. O processo é aberto para escolas de samba e blocos da cidade e interior que tiverem mais de 20 integrantes. Os ingressos para a noite da escolha serão comercializados antecipadamente com as candidatas. O evento contará com a animação Grupo Presença e Schê Rodrigues e Banda.

Em termo de coloração firmado entre Prefeitura e Lisva estão assegurados R$ 334 mil para as duas noites de evento deste ano. A festa momesca histórica, iniciada em meados de 1930, é cultivada até hoje entre os foliões. Dentre as justificativas das despesas estão, por exemplo, a confecção dos trajes para a corte do Carnaval, troféus de participação para as escolas participantes, cachê artístico para as escolas de samba confirmadas no desfile, serviços de sonorização com caminhão de apoio e geradores de energia, além de serviços de segurança, de ambulância e bombeiros civis.

Acompanhe
nossas
redes sociais