Uma nova rodada para formalização de contratos da Caixa Econômica Federal (CEF) com os beneficiados no programa Compra Assistida está em andamento nesta semana no Vale do Taquari. Ao todo são 28 assinaturas. Destas, 17 ocorreram nesta terça-feira, 14, em solenidade na sede da Caixa no Centro de Lajeado.
Conforme o Superintendente da CEF, Márcio Reolon, a formalização de vínculos por meio de programas habitacionais será rotineiro nas próximas semanas em função da rápida evolução das negociações. “Temos um total de mais de 600 unidades entre o Compra Assistida e os empreendimentos do Minha Casa Minha Vida Calamidades. Nossa missão aqui é dar celeridade aos trâmites burocráticos e, em parceria, vencer as etapas e devolver a dignidade para estas pessoas”, complementa.
O secretário executivo da Reconstrução do RS, Maneco Hassen, lembrou do empenho dos servidores da CEF para superar os trâmites até cada uma das assinaturas dos convênios. “Muita gente defende a privatização e eu acho que em alguns casos é preciso mesmo. Porém não há um banco que estaria entregando casas de graça para as pessoas com a mesma agilidade”, pontua.
De Encantado para Lajeado
A senhora Nair dos Santos reside em Encantado e atualmente locou um imóvel, após a casa dela ser destruída pela enchente no bairro Navegantes. Ela é a primeira moradora da cidade a ser contemplada no modelo de compra assistida. “Muito contente por ter conseguido. Em Encantado procurei alguns lugares, mas o valor passava do limite. Encontramos em Lajeado e pretendo em breve me mudar pra cá com meus três filhos”.
O vice-prefeito de Encantado, Baixinho Orsolin, enfatizou o avanço do atendimento na área habitacional e a necessidade de intensificar os trabalhos enquanto existirem famílias sem moradia. “Muito feliz por ver este programa em andamento e com contratos assinados”.
28 imóveis na região
Com Encantado e Venâncio na lista, outras seis cidades integram a lista de contemplados: Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela, Muçum, Taquari e Venâncio Aires. O total é de 28 moradias, com previsão de novos contratos para a próxima semana.