“Em razão da lei municipal nº 4.018, de 27 de maio de 2005, que determina o reajuste do valor das diárias sempre que houver adequação da remuneração dos servidores aposentados e pensionistas, fui obrigada a realizar a mudança”, explica a prefeita de Estrela, Carine Schwingel (União Brasil). Segundo ela, o percentual é de 3,8% em relação ao ano passado. “O primeiro decreto do ex-prefeito foi o mesmo que eu precisei emitir.”
A gestora destaca que o último ajuste de salário foi feito por determinação legal pelo ex-prefeito Elmar Schneider (MDB), em 18 de dezembro de 2024, e que tais reajustes são anuais e obrigatórios. Em paralelo, a prefeita trabalha com objetivo de economizar até R$ 700 mil por ano. Carine menciona implementar uma reforma administrativa a partir do relatório do impacto financeiro.
“Até amanhã, o documento será encaminhado à câmara, e, após o período de análise, deverá ser votado na próxima semana”, comenta. Além de gerar economia, a reforma administrativa também prevê a reestruturação de mais de 40 cargos, incluindo cortes, suspensão temporária da contratação de novos servidores e a conversão de Cargos de Confiança (CC) em Funções Gratificadas (FG).
Cumprindo uma das promessas de campanha, a prefeita afirma que a proposta para a criação do cargo de Secretário Adjunto está em andamento. A principal atribuição dessa nova função será manter contato direto com a comunidade para identificar e solucionar problemas coletivos em conjunto com os secretários efetivos.