Ana promete sede própria à câmara de Lajeado

PROJETOS PARA 2025

Ana promete sede própria à câmara de Lajeado

Com foco em melhorias estruturais e na proximidade com os cidadãos, presidente da Câmara de Vereadores busca, também, ampliar a participação do legislativo nas demandas locais

Ana promete sede própria à câmara de Lajeado
Vereadora e presidente da Câmara, Ana da Apama (PP). (Foto: Paulo Cardoso).
Lajeado

A nova presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Ana da Apama (PP), anunciou sua principal pauta para o início do mandato: garantir uma sede própria para o legislativo municipal. Atualmente, a câmara ocupa um imóvel com custo de R$ 20 mil por mês, incluindo aluguel e condomínio, mas a estrutura é considerada inadequada para as necessidades do órgão. Segundo Ana, o local é pequeno, sem ventilação natural e não comporta a representação de todos os bairros da cidade.

“É uma das minhas prioridades. O espaço atual não oferece condições adequadas para o trabalho dos vereadores e para o atendimento à população. Quero dialogar com a prefeita Gláucia para buscar uma área do município que seja mais apropriada. Podemos até considerar uma permuta ou uma parceria público-privada com construtoras para viabilizar a construção de uma nova sede sem gerar mais custos para os cofres públicos”, afirma. A primeira reunião para discutir a proposta ocorrerá nesta terça-feira, 14, com a nova gestora do município. Caso obtenha uma sinalização positiva, o próximo passo será buscar um local seguro e distante das áreas de risco de inundações.

Mudanças no legislativo e proximidade com a comunidade

Além da sede própria, a presidente Ana da Apama também pretende implementar mudanças na gestão interna da câmara. A principal ideia é aproximar o trabalho legislativo da população, com servidores e vereadores mais presentes nas comunidades. “Vamos alterar as funções dos servidores para que eles se envolvam mais com as demandas da cidade, participando de conselhos, audiências públicas e até visitando escolas e unidades de saúde para verificar o andamento dos serviços”, explica.

A nova presidente demonstrou confiança na administração de Gláucia e acredita que a gestão será capaz de encontrar soluções eficientes para problemas recorrentes, como a iluminação pública e a coleta de lixo, por exemplo. “Estamos dispostos a criticar quando necessário, mas também faremos um trabalho de aproximação e levaremos diretamente para a prefeita as questões que não estão sendo resolvidas”, disse.

Causa animal e projetos para 2025

A causa animal é uma das bandeiras de Ana da Apama. Um de seus desejos é que Lajeado seja referência no estado pela legislação avançada sobre o tema, e defende que a cidade continue a ser pioneira na redução do abandono e sofrimento de animais. “Já tivemos avanços importantes, como a clínica para atendimento de animais, que precisa ser colocada em funcionamento. Ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo”.

Ana também menciona outros projetos importantes, como a isenção de IPTU para áreas atingidas por desastres naturais, um projeto voltado ao auxílio de famílias com filhos autistas e iniciativas culturais, como a criação de polos gastronômicos e a Semana Municipal do Rock. “A Farmácia Solidária, que hoje é uma realidade, foi uma das nossas grandes e importantes conquistas”, lembra.

Metas para 2025 e novos projetos

Para o ano de 2025, a presidente da legislativo tem como meta executar os projetos já sancionados e garantir que se tornem realidade. “Queremos reduzir o abandono de animais e que Lajeado seja exemplo para o estado”. Além disso, ela pretende dar início a novos projetos, sempre com foco na execução de ideias que beneficiem a população.

“Vamos continuar trabalhando com projetos novos, mas a prioridade é a implementação das iniciativas já aprovadas”, reforça, ressaltando a importância de estar cada vez mais próxima da comunidade.

A grande marca de sua presidência será a busca por um legislativo mais acessível e eficiente, com o projeto Câmara Itinerante, que visa levar as ações da câmara para mais perto das pessoas. “Se conseguirmos cumprir o que estamos planejando, o trabalho será perfeito”, conclui Ana.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais