Tomasi Logística mira expansão nacional e internacional em 2025

Opinião

Vini Bilhar

Vini Bilhar

Repórter de economia

Tomasi Logística mira expansão nacional e internacional em 2025

A Tomasi Logística projeta um crescimento de 30% em 2025, impulsionado pela aquisição de 80 novos caminhões na Fenatran, em São Paulo, no final de 2024. A ampliação da frota permitirá aumentar a oferta de veículos nas regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil, além de operações no Mercosul.

Na operação internacional, novos contratos já firmados projetam um aumento de 50% no volume de cargas, com destaque para atendimentos na Argentina e no Uruguai.

O desenvolvimento das equipes também será prioridade. Em parceria com a Dale Carnegie, a empresa está promovendo cursos internos para capacitar suas lideranças, reforçando o compromisso com a excelência operacional e a valorização do seu tempo.

Foto: divulgação

Mercado de Livre Energia pode chegar a novos associados em 2026

O Mercado Livre de Energia já é uma realidade para indústrias, comércios e empreendimentos rurais. Empresas que consomem energia em média ou alta-tensão podem economizar até 30% na fatura com a comercializadora da Certel. Negócios com gastos mensais acima de R$ 5 mil em energia já podem migrar para o modelo, que oferece soluções com energia limpa e renovável, gestão integral e suporte técnico.

A ANEEL projeta a abertura do Mercado Livre para novos grupos a partir de 2026. Desde novembro, em parceria com o SESCOOP/RS e a INFRACOOP, a agência realiza um projeto-piloto com quatro cooperativas do Estado, incluindo a Certel, para avaliar reações a diferentes formas de contratação de energia. Associados que participaram da pesquisa no final do ano passado, deverão ser chamados novamente em breve, para a continuidade do projeto.

Inflação em 2024 supera meta pelo oitavo ano desde 1999

O IPCA fechou 2024 em 4,83%, acima do teto de 4,5% da meta de inflação, segundo o IBGE. Foi a oitava vez que o Banco Central descumpriu o objetivo de adotar o sistema de metas. Com isso, nas próximas semanas, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, terá que enviar uma “carta de explicação” ao congresso nacional sobre o estouro da meta. Essa será uma das primeiras ações do novo mandatário.

Em dezembro, a inflação acelerou para 0,52%, puxada por Alimentação e Bebidas (1,18%) e Transportes (0,67%), com destaque para altas nas carnes (5,26%) e transporte por aplicativo (20,70%). A energia elétrica residencial recuperou 3,19% devido ao retorno da bandeira tarifária verde. A previsão para 2025 é de um IPCA de 5%, já sob o novo regime de metas contínuas.

RÁPIDAS

  • Aposentadoria – A partir de fevereiro, os aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo terão reajuste de 4,77%, conforme o INPC de 2024. O aumento será integral para quem já recebeu o benefício até 1º de fevereiro de 2024 e proporcional para concessões posteriores.
  • Inflação – São Luís liderou a inflação em 2024, com alta de 6,51%, enquanto Porto Alegre registrou uma variação menor, de 3,57%, segundo o IBGE.

Frase do dia

Felippe Serigati, coordenador do mestrado profissional em Agronegócios da FGV, ao G1

“Há, portanto, uma perspectiva de diminuição da produção de carne lá na frente. Então, em 2025, a gente deve ver os preços da carne bovina mais pressionados, ou seja, mais altos”

Acompanhe
nossas
redes sociais