A Tomasi Logística projeta um crescimento de 30% em 2025, impulsionado pela aquisição de 80 novos caminhões na Fenatran, em São Paulo, no final de 2024. A ampliação da frota permitirá aumentar a oferta de veículos nas regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil, além de operações no Mercosul.
Na operação internacional, novos contratos já firmados projetam um aumento de 50% no volume de cargas, com destaque para atendimentos na Argentina e no Uruguai.
O desenvolvimento das equipes também será prioridade. Em parceria com a Dale Carnegie, a empresa está promovendo cursos internos para capacitar suas lideranças, reforçando o compromisso com a excelência operacional e a valorização do seu tempo.
Mercado de Livre Energia pode chegar a novos associados em 2026
O Mercado Livre de Energia já é uma realidade para indústrias, comércios e empreendimentos rurais. Empresas que consomem energia em média ou alta-tensão podem economizar até 30% na fatura com a comercializadora da Certel. Negócios com gastos mensais acima de R$ 5 mil em energia já podem migrar para o modelo, que oferece soluções com energia limpa e renovável, gestão integral e suporte técnico.
A ANEEL projeta a abertura do Mercado Livre para novos grupos a partir de 2026. Desde novembro, em parceria com o SESCOOP/RS e a INFRACOOP, a agência realiza um projeto-piloto com quatro cooperativas do Estado, incluindo a Certel, para avaliar reações a diferentes formas de contratação de energia. Associados que participaram da pesquisa no final do ano passado, deverão ser chamados novamente em breve, para a continuidade do projeto.
Inflação em 2024 supera meta pelo oitavo ano desde 1999
O IPCA fechou 2024 em 4,83%, acima do teto de 4,5% da meta de inflação, segundo o IBGE. Foi a oitava vez que o Banco Central descumpriu o objetivo de adotar o sistema de metas. Com isso, nas próximas semanas, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, terá que enviar uma “carta de explicação” ao congresso nacional sobre o estouro da meta. Essa será uma das primeiras ações do novo mandatário.
Em dezembro, a inflação acelerou para 0,52%, puxada por Alimentação e Bebidas (1,18%) e Transportes (0,67%), com destaque para altas nas carnes (5,26%) e transporte por aplicativo (20,70%). A energia elétrica residencial recuperou 3,19% devido ao retorno da bandeira tarifária verde. A previsão para 2025 é de um IPCA de 5%, já sob o novo regime de metas contínuas.
RÁPIDAS
- Aposentadoria – A partir de fevereiro, os aposentados e pensionistas do INSS que recebem acima do salário mínimo terão reajuste de 4,77%, conforme o INPC de 2024. O aumento será integral para quem já recebeu o benefício até 1º de fevereiro de 2024 e proporcional para concessões posteriores.
- Inflação – São Luís liderou a inflação em 2024, com alta de 6,51%, enquanto Porto Alegre registrou uma variação menor, de 3,57%, segundo o IBGE.
Frase do dia
“Há, portanto, uma perspectiva de diminuição da produção de carne lá na frente. Então, em 2025, a gente deve ver os preços da carne bovina mais pressionados, ou seja, mais altos”