O Parque de Eventos Rogério Henz, no bairro Floresta, em Lajeado, recebe visitantes de todos os cantos do Rio Grande do Sul neste fim de semana. O espaço sedia a sexta edição do Rodeio Crioulo do Piquete Dom Ermilo. As provas campeiras, iniciadas na sexta-feira, 10, mobilizam competidores, familiares e grupos tradicionalistas.
Ainda não há uma expectativa, mas o patrão do piquete, Cesar Luiz Pereira estima que mais de mil pessoas já circularam pelo parque. O número ainda deve crescer, já que as provas seguem até domingo, 12, com as finais.
“A expectativa está batendo a nossa meta. No duelo das lendas, que achamos que daria uma média baixa de inscritos, batemos a marca de 240 laçadores. O tempo está colaborando também. Apesar de alguns contratempos, tudo ocorreu dentro do horário previsto”, afirma.
Segundo Pereira, a expectativa agora é com as provas finais das duplas e dos quartetos e da Taça São Miguel. A abertura oficial do rodeio ocorre nesta noite. Às 22h30, haverá baile gaudério, animado pelo conjunto musical Timbre Gaúcho.
Participantes de fora
Ao circular pelo parque, era possível perceber a intensa movimentação de pessoas de fora de Lajeado e do Vale. Os acampamentos, identificados, traziam os nomes das cidades. Conforme Pereira, muitos dos visitantes estiveram pela primeira vez no rodeio.
“Veio muita gente de fora. Tínhamos gente de Caxias do Sul, Porto ALegre, Garibaldi, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Esteio, entre outras cidades. É muito bom isso”, salienta.
Desde a juventude
Representando o Volta de Honra, de Charqueadas, Eduardo Trindade foi um dos vencedores da 5ª Lenda Dom Ermilo. As provas ocorreram na sexta-feira. Conhecido como “Pitbull”, ele destacou a conquista e também elogiou a estrutura do evento.
“Tenho que agradecer a Deus por me dar saúde para fazer o que gosto. Deu tudo certo e fiquei muito feliz com a vitória. O rodeio está um show. Parabéns aos organizadores”, comenta Trindade, que tem 28 anos e laça desde os 14 anos.
Domingo
No domingo, pela manhã, haverá as finais da Taça São Miguel e dos quartetos e duplas. A partir das 14h, ocorre a competição de vaca parada. O evento tem o apoio da Prefeitura de Lajeado, 24ª Região Tradicionalista, Gráfica Lajeadense e Sistema Mundo do Laço.