O avanço das mulheres precisa inspirar outras mulheres

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

O avanço das mulheres precisa inspirar outras mulheres

A principal cidade do Vale do Taquari elegeu, pela segunda vez na história, uma mulher para comandar a prefeitura municipal. Gláucia Schumacher (PP) repete o feito da saudosa Carmen Regina Cardoso, com uma certa vantagem por já ter atuado em duas gestões consecutivas como vice-prefeita, tendo assumido por diversas vezes a principal cadeira do Executivo. E o avanço feminino em Lajeado não para por aí. No Legislativo, a representatividade feminina é o destaque na nova composição da legislatura lajeadense.

Pela primeira vez na história, quatro mulheres – sendo uma delas presidente da câmara – compõem o quadro de parlamentares da cidade. Ana da Apama (PP), Paula Thomas (PSDB), Rosane Cardoso (PT) e Lisandra Quinot Persch (PP) fazem história. E tomara que isso gere bons frutos à cidade e, especialmente, ajude a inspirar a presença de muito mais mulheres na política e na gestão pública local. Afinal, o equilíbrio é sempre mais saudável!

Esqueçam (um pouco) o Costella. É preciso cobrar, também, o governador!

Secretário Estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella tem “apanhado” quase sozinho diante das desconfianças que permeiam a obra da nova ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. Aliás, o “testa de ferro” do governo estadual tem tido a companhia constante do Diretor-Presidente da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luís Fernando Vanacor, que também tem “apanhado” muito nos últimos dois ou três meses, especialmente.

Em tempo, a cobrança é sempre necessária, desde que não extrapole os limites do bom senso e da educação, é claro. Entretanto, a impressão é de que outros tantos agentes têm sido poupados pelos líderes e representantes regionais. Entre eles, o governador Eduardo Leite (PSDB), que faz tempo não visita ou fala com o Vale…

Por falar no passado…

Ainda sobre a necessidade de ouvir os mais velhos, o grupo de trabalho responsável pela elaboração de projetos para nova ponte sobre o Rio taquari e à construção de um novo anel viário para o Vale do Taquari vai repetir um movimento que deu certo. Nos bastidores, os agentes criam um slogan para lançar um grande movimento em prol dessas importantes demandas logísticas, e que já conta com um manifesto assinado por mais de 30 entidades da região e do Estado. É semelhante ao que foi feito no início da década passada, com a vitoriosa ação “BR 386 – A duplicação é a solução”.

TIRO CURTO

  • O governo de Estrela decidiu não enviar à câmara nesta semana o projeto de lei da reforma administrativa. A matéria, que prevê o desmembramento e criação de novas secretarias municipais, deve chegar ao plenário do Legislativo na próxima semana.
  • A Promotoria de Justiça Regional abriu procedimento administrativo para acompanhar a situação das escolas estaduais do Vale do Taquari, em face das consequências das enchentes de maio e setembro. E tá na hora no Ministério Público dar um basta na morosidade do Estado.
  • Juvir Costella e Luís Fernando Vanacor foram recebidos na sexta-feira pelos prefeitos de Arroio do Meio, Sidnei Eckert (MDB), e de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP). Uma cordialidade iniciada pelos antigos gestores e que precisa continuar para garantir a tão sonhada agilidade nas obras.
  • Ex-vice prefeita de Teutônia, Aline Köhl (PL) assumiu nesta semana como “Secretária Parlamentar” do deputado federal Sanderson, também do PL. Ela segue morando em Teutônia.
  • Paulo Kohlrausch e Elmar Schneider, ex-prefeitos de Santa Clara do Sul e Estrela, pertencem ao quadro do MDB e logo mais serão anunciados em cargos estratégicos do governo estadual. Ambos possuem, também, uma boa relação com o vice-governador, Gabriel Souza, também do MDB.
  • Luís Antônio Boehm, ex-gerente da unidade do Sicredi no bairro São Cristóvão, será o novo secretário de Administração de Santa Clara do Sul.

Acompanhe
nossas
redes sociais