Com as mudanças em coordenadorias em parte dos municípios devido a troca de governos, a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil prepara capacitação para os novos profissionais que assumirão as unidades nas respectivas cidades. O trabalho será comandado pelo coordenador interino, Thalys Rian Stobbe.
Segundo Stobbe, o curso de nivelamento será ofertado ainda no primeiro semestre deste ano. A ideia é reunir representantes de todos os 62 municípios que compõem a regional, que tem sede em Lajeado. Data e local para o treinamento presencial serão confirmados em breve pela coordenadoria.
“Nesse curso, serão abordados diversos temas afetos à temática Defesa Civil. Ainda há muita confusão da sociedade e das autoridades sobre a função do órgão e quais as missões que ela deve desempenhar dentro do município”, explica Stobbe, que responde pela unidade regional depois que o antigo titular, Claiton Fernando Marmitt, foi para a reserva remunerada.
Contatos atualizados
Nesta semana, Stobbe contatou as defesas civis de todas as cidades da regional. Com isso, atualizou a lista de contatos. “Agora estamos em processo de atualização de nossos meios oficiais de comunicação com estes municípios”, ressalta.
A ideia, segundo Stobbe, é estreitar relações com os municípios ao longo do primeiro trimestre deste ano, em especial aqueles que foram mais atingidos pela enchente histórica de maio do ano passado e com menos estrutura para lidar com as inundações que o Vale enfrenta nos últimos anos.
“Estamos acompanhando de perto as mudanças nos municípios e pretendemos apoiar os prefeitos municipais e suas equipes no aparelhamento das coordenadorias municipais, sempre integrando nesse processo o Corpo de Bombeiros Militar, a Brigada Militar e os demais órgãos do Estado.
Continuidade
Nas cidades da região, parte das unidades terão os mesmos titulares em relação a 2024. Casos de Encantado, Muçum e Lajeado, com Roberto Pretto, Rodolfo Pavi e Luis Marcelo Maya, respectivamente.
Mudanças ocorreram em Arroio do Meio e Estrela, cidades onde partidos de oposição venceram as eleições municipais. Na primeira, o novo titular da Defesa Civil é Fábio Kuhn, tenente-coronel da Brigada Militar, enquanto na segunda quem assumiu foi Rivelino Jacques Peixe, ex-coordenador regional adjunto do órgão.