Com obras na reta final, CCR garante entrega no 1º semestre

DUPLICAÇÃO DA 386

Com obras na reta final, CCR garante entrega no 1º semestre

Trabalhos se intensificam para construção de novo viaduto no acesso a Conventos e na conclusão da elevada do bairro Montanha, em Lajeado. Ao norte, nova pista começa a tomar forma entre Soledade e Fontoura Xavier

Com obras na reta final, CCR garante entrega no 1º semestre
Trecho da elevada do Montanha, em Lajeado, é um dos locais que exige mais atenção. (Foto: Filipe Faleiro)
Estado

Com 14 dos 20,3 quilômetros de nova pista prontos e entregues para uso da comunidade, a duplicação da BR-386, entre Lajeado e Marques de Souza, entra na reta final. Apesar do atraso no cronograma original em quase dois anos e dos desafios impostos após a catástrofe climática de maio, a expectativa é de conclusão dos trabalhos até o fim do primeiro semestre.

Iniciada em julho de 2021, a duplicação chegou ao auge em 2022, mas problemas contratuais com a antiga terceirizada, além da prioridade dada aos trechos destruídos por enchente e deslizamentos fizeram com que os trabalhos perdessem fôlego. Houve momentos de paralisação total. Mas, desde o segundo semestre do ano passado, o ritmo tem sido satisfatório, segundo a CCR ViaSul.

Hoje, cerca de 480 trabalhadores atuam no trecho – considerando também os 5,1 quilômetros entre Lajeado e Estrela, que passam por ampliação. O número tem se mantido estável, mesmo que a maior parte da mão de obra seja oriunda de outros estados, de acordo com o coordenador de engenharia Gabriel Cunha.

“O maior desafio foi estar com todas essas vagas preenchidas. Fizemos um trabalho muito forte de recrutamento de pessoas. Tivemos que trazer muitos trabalhadores de fora”, comenta. Hoje, são 15 frentes de trabalho simultâneas no trecho, entre pavimentação, terraplanagem, drenagem e obras de contenção.

Obra em novo viaduto em Conventos deve iniciar até o fim do mês. (Foto: Filipe Faleiro)

Próximas entregas

Segundo Cunha, o estágio de conclusão da duplicação passa de 90%. O percentual restante inclui obras importantes, como o novo viaduto de acesso ao bairro Conventos, no local onde antes estava instalada a Polícia Rodoviária Federal (PRF), e a passagem superior no bairro Montanha, que passou por adaptações devido a danos decorrentes das chuvas.

“É uma obra complexa. Além da elevada, tem a contenção, em função das fortes chuvas. Tivemos perdas no local. Fizemos toda a limpeza e melhoria e agora estamos continuando com essa obra. Dentro do nosso cronograma, esta e o viaduto de Conventos são as duas últimas que temos para concluir”.

Na nova interseção para acesso ao bairro mais populoso de Lajeado, o engenheiro cita que se trata de uma obra “diferenciada”, moldada em blocos. Isso traz maior celeridade, pois a concretagem será no local. “Vamos iniciar a última obra de arte agora em janeiro e esperamos que fique pronta em quatro, até cinco meses”.

Avanços ao Norte

Em direção ao norte, a transformação da BR-386 é evidente. A duplicação do trecho entre Soledade e Fontoura Xavier, iniciada em outubro 2023, avança dentro do esperado pela concessionária, com mais de 50% das obras concluídas. Segundo o responsável pelo trecho, Júnior Rodrigo Vicenzi, há intervenções diversas em andamento, como terraplanagem, pavimentação e drenagem.

“Estamos atacando principalmente o trecho que vai do entroncamento com a ERS-332 até a praça de pedágio, com avanços significativo de pavimentação. O ritmo está muito acelerado. Acreditamos que, em fevereiro, teremos uma entrega parcial de 10 quilômetros de pista para uso”, projeta.

Avanço das obras entre Soledade e Fontoura Xavier é considerado satisfatório. (Foto: Fabiano Panizzi)

São 25,6 quilômetros de pista duplicada a serem entregues entre as duas cidades, num trecho considerado menos complexo. A intenção da concessionária é concluir a obra dentro do prazo contratual, que é no segundo semestre deste ano.

Já o trecho entre Tio Hugo e Soledade, que tem 30,6 quilômetros, começou a receber obras no início do segundo semestre de 2024. “Hoje, os trabalhos se concentram nas atividades de terraplanagem e drenagem. Ao todo, os dois trechos contam com 26 frentes de trabalho e mais de 900 trabalhadores”.

Antecipação

Enquanto os trabalhos ocorrem em três diferentes trechos da BR, começam as movimentações para a execução de um novo segmento da duplicação. São os 54,9 quilômetros entre Marques de Souza e Fontoura Xavier, que passam também por Pouso Novo e São José do Herval. Trata-se da etapa mais desafiadora, devido à geologia local, com trechos sinuosos e morros.

“Boa parte dele é um trecho de Serra. Tivemos os problemas em maio com os deslizamentos em Pouso Novo. É um grande desafio geotécnico que essa obra vai contemplar para nós”, comenta Vicenzi. Segundo ele, neste momento, está na fase de projetos, com os estudos iniciais. Por obrigação contratual, a obra deve começar somente em 2026.

O prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz, busca a antecipação da obra, pelo menos no trecho de 25 quilômetros entre Marques de Souza e Pouso Novo. Ele está em tratativas com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). “Está em análise para ver se autorizam ou não. Estão discutindo isso para melhorar a situação desses gargalos na área urbana”, frisa.

Aos poucos, duplicação começa a tomar forma em Tio Hugo. (Foto: Divulgação/CCR ViaSul)

Atraso na entrega

Em julho, quando a retomada das obras ainda engatinhava, reportagem do A Hora mostrou o descontentamento regional com o atraso na entrega da duplicação. A obra, que deveria ter sido concluída em 2023, completava três anos. Na época, apenas 30 trabalhadores atuavam no trecho de Lajeado a Marques de Souza.

  • 92% da obra de duplicação está concluída entre Lajeado e Marques de Souza
  • 14 quilômetros da nova pista já estão liberados para uso, dos 20,3 a serem duplicados
  • 480 pessoas atuam na obra, incluindo também os que estão no trecho de Lajeado a Estrela

Acompanhe
nossas
redes sociais