Município define local para nova sede do CIES

VENÂNCIO AIRES

Município define local para nova sede do CIES

Centro Integrado de Educação e Saúde será construído no terreno que abrigava o prédio do Centro de Atendimento a Doenças Infecciosas (Cadi), na rua 1º de Março, ao lado da atual escola do Senai

Município define local para nova sede do CIES
Nova sede será construída em terreno municipal na rua 1° de Março, ao lado do Senai (Foto: Divulgação).
Venâncio Aires

Este será o ano para definir o projeto que Venâncio Aires adotará para atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e iniciar a construção da nova sede que abrigará o Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES). Na manhã desta sexta-feira, 10, o prefeito Jarbas da Rosa e o secretário municipal de Governança, Tiago Quintana, informaram à coordenadora do serviço no município, Viviane de Oliveira, que está escolhido o local que abrigará a nova sede própria e o próximo passo será visitar centros considerados modelo no atendimento no Rio Grande do Sul e no país. O objetivo, após 16 anos de espera, é construir um prédio moderno e definitivo, prevendo a demanda crescente por atendimentos preventivos e tratamentos qualificados de crianças e adolescentes.

A notícia foi confirmada no dia em que a coordenadora do CIES apresentou o relatório 2024 e confirmou crescimento de 25% nos atendimentos do Centro em apenas um ano. “Nossa demanda é crescente e, apesar de todo esforço para terceirizar serviços e buscar novos profissionais, também não temos mais espaço”, resumiu Viviane Oliveira. Enquanto em 2023 foram cerca de 7.500 atendimentos, no último ano o número chegou a 9.366.

Dentre os principais atendimentos prestados às crianças e adolescentes com alguma dificuldade ou em busca de diagnóstico pela Escola estão: psicopedagogia (31,7%), pediatria (31,6%), psicologia (17,3%), fonoaudiologia (7,3%) e neurologia (6,4%). Dentre os encaminhamentos, a grande maioria, 69,9%, são do sexo masculino, e 30,1% feminino. Já a faixa etária é dividida em 38,9% de zero a cinco anos de idade, 41,5% de 6 a 9 anos e 25,6% de 10 a 15 anos.

O Espectro Autista é uma das principais preocupações, já que, a cada ano, são centenas de novos diagnósticos e diferentes níveis de acompanhamento e necessidades. De acordo com Viviane Oliveira, a grande demanda por atendimentos e novos diagnósticos é uma coisa boa, pois significa que o Município tem se preocupado com a inclusão dessas pessoas, que estão sendo preparadas para o convívio em sociedade, o mercado de trabalho e outras atividades que, décadas atrás, muitas eram simplesmente marginalizadas sem nenhum tratamento ao longo das suas vidas”, destacou.

Sobre a nova sede, que será construída a partir de financiamento já aprovado pela Câmara de Vereadores, o local escolhido é o terreno do município que abrigava o prédio do Centro de Atendimento a Doenças Infecciosas (Cadi), na rua 1º de Março, ao lado da atual escola do Senai.

“Além de dar melhores condições de atendimento e de trabalho aos nossos profissionais, tenho certeza que a nova sede vai atrair novos profissionais nesta área para Venâncio”, destacou o secretário Tiago Quintana. “Já vamos pensar ali na demanda futura. Pensar num prédio que possa abrigar também a expansão de serviços e unidades”, completou o prefeito Jarbas da Rosa.

Acompanhe
nossas
redes sociais