É hora de iniciar a preocupante contagem regressiva. Chegamos ao fim da segunda semana de 2025 e, neste momento, restam apenas 78 dias para o tão aguardado 29 de março, a famigerada nova data estipulada pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para a conclusão da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio. E não podemos esquecer que, dentro destes 78 dias, é preciso contabilizar o sempre atraente feriado de Carnaval.
Da mesma forma, não podemos esquecer que a cobrança sobre um possível novo atraso não pode recair tão somente sobre a EGR e seus diretores. A pressão e a cobrança precisam chegar diretamente ao Palácio Piratini e à Assembleia Legislativa gaúcha. Ou nossos governantes e deputados não enxergam a gravidade do contexto dessa obra e fazem vistas grossas à irritante morosidade verificada no canteiro de obras?
“Valsa” na câmara de Teutônia
A obra do chamado “castelinho” iniciou em 2010. E a inauguração da sede própria da câmara de vereadores de Teutônia ocorreu após uma década, em junho de 2020. Com valores corrigidos, já foram investidos mais de R$ 6 milhões na estrutura que, pasmem, está repleta de defeitos e longe de ser definitivamente concluída.
Goteiras e depreciação de espaços desafiam os novos vereadores. E se os parlamentares não agirem logo para garantir utilidade pública ao prédio, a novela vai completar 15 anos. “Vai debutar”, provoca o novo presidente da câmara, Luias Wermann (PSD).
Gláucia reestabelece protagonismo da Seplan
Conforme antecipado pelo Grupo A Hora, a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher (PP), assinou nesta semana um decreto para revogar um movimento realizado em outubro de 2023 pelo ex-prefeito Marcelo Caumo (PP), que regulamenta as competências das secretarias do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) e do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura do Município (Sedetag). Com o novo decreto, publicado na quarta-feira no Diário Eletrônico, as atividades de análise e aprovação de projetos arquitetônicos, loteamentos e o setor de cadastro imobiliário voltam a ser de responsabilidade da Seplan, comandada pelo secretário Alex Schmitt. Assim como a fiscalização de posturas, obras e Habite-se, entre outros exemplos.
Profissão: vereador
O vereador Aires Daldon (MDB), de Capitão, foi reeleito em outubro passado para o nono mandato. Ele está desde 1992 na câmara, e ao fim desta legislatura completará 36 anos como parlamentar da pequena cidade de 2,9 mil habitantes. Fez da vereança uma profissão. Mas sem deixar de lado o trabalho como agricultor, afirmou ele durante entrevista recente ao programa Conexão Regional – aliás, e segundo o próprio vereador, foi a primeira entrevista dele no rádio em 32 anos de vereança. Neste período, ele só conquistou por duas vezes a presidência da câmara. Como justificativa, lembra ter estado ao lado da minoria no plenário em cinco legislaturas. Ele também atuou por seis legislaturas como oposição ao governo. Por fim, dá a receita para o sucesso nas urnas “Quem não trabalha não se reelege.” Com certeza, um personagem histórico da política regional!
TIRO CURTO
- Errata: diferente do publicado ontem, o vereador Neco pertence ao quadro do Partido Liberal, o PL, sigla pela qual ele foi eleito em outubro passado. Ele não pertence mais ao quadro do PSDB.
- Ex-assessor de imprensa da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Schneider assumiu oficialmente como Chefe de Gabinete do governo de Carine Schwingel em Estrela.
- Ainda em Estrela, e também por meio de portaria assinada pela prefeita, o novo Diretor-Geral de Governo Luís Henrique Bohn recebeu autorização para conduzir veículos oficiais do governo.
- Em Lajeado, a ex-secretária de Administração, Elisângela Hoss, foi nomeada para exercer o cargo em comissão de Assistente Superior junto ao Gabinete da Prefeita. Já o advogado Natanael Zanatta foi reconduzido ao cargo de Procurador-Geral do município.
- Ex-diretor do setor de comunicação da administração municipal de Estrela, Jonatas dos Santos vai assumir a Assessoria de Comunicação do novo governo de Santa Clara do Sul.
- Boa notícia. Pouco a pouco e os recantos e balneários às margens do Rio Forqueta voltam a ser frequentados pelos banhistas. Mas sempre alerta, pessoal. Afinal, é preciso sempre respeitar os nossos próprios limites e redobrar a atenção na hora do banho!
Olhar do Lucas
Aventureiro de todas as sextas-feiras, o nosso peregrino do Vale do Taquari visitou uma típica propriedade rural em Linha Rosenthal, no interior de Imigrante.