O governo de Encantado dará início a uma revisão no cadastro do Bolsa Família na cidade, com foco inicial nas unidades familiares unipessoais. A primeira etapa inicia no próximo dia 16. O processo verificará às condições dos beneficiários homens, entre 18 e 59 anos, que estejam em idade ativa para o mercado de trabalho.
Atualmente, o município conta com 647 beneficiários cadastrados no programa. Os assistentes sociais, acompanhados por representantes do SINE, farão visitas às famílias para verificar a situação laboral dos beneficiários. Caso seja constatado que o cidadão não está trabalhando, uma vaga de emprego será imediatamente ofertada pelo SINE.
Se a Assistência Social identificar que uma família beneficiária não se enquadra nos critérios do programa, as informações serão repassadas ao Governo Federal, que fará a reanálise do cadastro para decidir sobre a manutenção ou suspensão do benefício.
O prefeito Jonas Calvi destaca que o município possui cerca de 300 vagas de emprego disponíveis no SINE do município. Mesmo assim, muitas empresas locais enfrentam a escassez da mão-de-obra, sendo necessária a busca de trabalhadores fora da cidade.
“A busca ativa por trabalhadores é fundamental para o desenvolvimento, e para garantir que recursos públicos sejam direcionados a quem realmente precisa. A revisão dos cadastros do Bolsa Família pode ajudar a diminuir a procura por mão de obra externa, fortalecendo a economia e garantindo investimentos em áreas essenciais”, afirma.
Feirão de emprego
Como parte das ações para incentivar o pleno emprego e o fortalecimento da economia local, o município realizará, neste sábado, 11, um Feirão de Empregos. Serão ofertadas mais de 300 vagas de trabalho em diversos setores, oferecendo oportunidades para diferentes perfis profissionais.
Bolsa família em Encantado
- 647 famílias beneficiadas;
- 546 famílias com mais de um integrante;
- 101 famílias unipessoais (um integrante), das quais: 51 mulheres (entre 22 e 67 anos), e 50 homens(entre 19 e 68 anos).