A ponte da ERS-130, entre Lajeado e Arroio do Meio, começa a ganhar forma. Atualmente, as equipes trabalham na construção dos pilares, após terem concluído os blocos de fundação da estrutura.
Após não cumpririrem a entrega no prazo prometido, a EGR e a empresa responsável pela execução da construção, a Engedal, prorrogaram a data de conclusão da obra para 29 de março de 2025.
A ponte terá cinco blocos com pilares e dois sem, todos construídos em concreto armado. As estruturas são essenciais para dar sustentação à ponte. Em paralelo, o parque fabril segue com a produção das vigas e das lajes pré-moldadas.
Nas extremidades, está em construção o aterro de nivelamento da ERS-130 com a nova ponte. O projeto prevê uma rampa de 170 metros de pista de rolamento até a altura da nova estrutura da ponte em ambos os lados – Lajeado e Arroio do Meio.
A nova ponte está sendo construída com 172 metros de extensão – 51 metros maior e cinco metros acima da antiga – , além de contar com duas faixas no pavimento principal e espaço para travessia de pedestres e ciclistas.