Discursos amenos e com pedido de debates produtivos marcaram a primeira sessão da câmara de Lajeado em 2025, nesta terça-feira, 7. Durante a reunião foram definidos os integrantes das quatro comissões permanentes da casa, além da oficialização de Lorival Silveira (PP) na liderança de governo. Sem votação de projetos, o primeiro encontro do ano reuniu alguns dos secretários na nova gestão municipal além de familiares dos vereadores, em uma composição com sete novidades em comparação com a última legislatura.
Foi a primeira sessão presidida por Ana da Apama (PP). A remanescente na casa comemorou a presença feminina no plenário, com quatro mulheres efetivas na câmara. Ana também ressaltou sua preocupação com a causa animal. “Quero que Lajeado seja o exemplo dentro do estado. Não quero ver animais sofrendo e abandonados. O município que presa pelos animais, tem cidadão melhores”, defendeu.
O vice-presidente, Neco Santos (PL), afirmou que solicitará informações sobre os programas habitacionais para a secretaria de Desenvolvimento Social. “Quais serão os critérios, onde serão os lotes e a quantidade de famílias atendidas”.
O outro integrante da nova mesa-diretora, Aquiles Mallmann – Cascão (PP), garantiu apoio ao setor varejista de Lajeado, categoria que ele integra desde os 16 anos. “Este setor que proporciona o retorno financeiro de impostos de 50% para nossa cidade. Agora de fato o comércio de Lajeado terá aqui seu representante. Lajeado pulsa, somos a capital do Vale e a cidade precisa continuar andando da melhor forma”.
Comissões formadas
De acordo com o regimento interno, o Legislativo de Lajeado possui quatro comissões permanentes. Os presidentes e demais integrantes foram oficializados na sessão desta terça-feira.
– Justiça, redação, ética e decoro parlamentar
Presidente – Paula Thomas (PSDB)
Relator: Ramatis de Oliveira (PL)
Secretário – Aquiles Mallmann – Cascão (PP)
– Finanças e orçamento
Presidente – Heitor Hoppe (PP)
Relator: Mano Pereira (PL)
Secretário – Aquiles Mallmann – Cascão (PP)
– Obras e Serviços Públicos
Presidente – Neco Santos (PL)
Relator: Marquinhos Scheffer (MDB)
Secretário – Mano Pereira (PL)
– Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social
Presidente – Lisandra Quinott (PP)
Relator: Jones Vavá (MDB)
Secretária – Rosane Cardoso (PT)
Lorival representa governo
Vereador mais antigo da atual legislatura e em seu sétimo mandato, Lorival Silveira (PP) foi o escolhido por Gláucia Schumacher para ser o líder de governo na câmara. “É com parcerias, conversas, pensando juntos. Vou representar a prefeita nesta câmara. Quero ser este elo e faço questão que me procurem”, declarou.
O ex-presidente também reivindicou aos secretários e demais líderes do governo clareza nas respostas para a comunidade e objetividade na solução dos problemas. “Espero que os secretários e a população sigam comparecendo nas sessões. É diferente as decisões quando o plenário está cheio”.
O que disseram os demais estreantes
Professor Ramatis (PL) afirmou que sua proposta visa a construção do município independente do partido políticos. “Uma construção consciente, dentro dos valores morais, uma Lajeado melhor”.
Mano Pereira (PL) lembrou da trajetória com ações solidárias e mencionou as dificuldades, em especial, quanto a construção de casas aos atingidos pela enchente. “Também fui cobrado pela questão das moradias, as pessoas querem um retorno”.
Antônio OIlveira (Podemos) alertou para os perigos da ponte sobre o Arroio Saraquá, acesso muito utilizado para fluxo entre bairros como: Conservas, Morro 25, Jardim do Cedro e Santo Antônio. “Este assunto se arrasta há muito tempo. Precisa a instalação de um guarda-corpo, plataforma de passeio para pedestres, ciclistas e cadeirantes”.
Lisandra Quinot (PP) confirmou a intenção de apresentar projeto voltado para terceira idade nas próximas semanas. “A política é feita de desafios, mas antes de pessoas, histórias e anseios de uma comunidade que deve ser ouvida”.
Rosane Cardoso (PT) elencou os temas que motivaram o ingresso dela na política. “Educação, cultura e zelo pela diversidade. Claro que tenho de ir além disso, pois as lutas precisam convergir”.
A manifestação dos reeleitos
Eder Spohr (MDB) citou a mobilização em outros municípios para diminuir a lista de beneficiários do bolsa-família. “Se fizéssemos isso aqui em Lajeado talvez poderíamos fazer estas pessoas produzirem, tirar estas amarras do assistencialismo”.
Marquinhos Scheffer (MDB) cobrou agilidade na inclusão de locais afetados pela enchente entre os beneficiários da isenção do IPTU para 2025. “Imagina esperar as pessoas fazer requerimento. Sabemos que a prefeitura não tem muita gente e não vai conseguir ver todos estes pedidos”.
Jones Vavá (MDB) sugeriu uma virada de página em relação ao processo eleitoral e um esforço coletivo por uma evolução do município. “Que o resultado das urnas sirva de alerta para quem tem a missão de fazer uma cidade melhor”.
Waldir Blau (MDB) direcionou seu discurso para a nova secretária da Saúde Giovanna Caribé Athayde Linhares, que estava no plenário. “Espero que a senhora cumpra turno integral, visite os postos de saúde e converse com os funcionários para saber o que acontece”.
Heitor Hoppe (PP) pediu trabalho em conjunto entre todas as bancadas da câmara e uma comunicação mais próxima com o Executivo. “Tenho uma expectativa enorme desse novo governo”.
Paula Thomas (PSDB) enalteceu a participação de quatro mulheres entre os 15 vereadores e a necessidade do público acompanhar com mais frequência o trabalhos dos vereadores. “Não se pode prometer coisa que não vão acontecer, não existe solução mágica, mas precisamos que algumas coisas aconteçam”.
Nesta terça-feira, 7, ocorreu a primeira reunião entre os vereadores, a prefeita Gláucia e o vice Guilherme Cé. Nos próximos dias o governo envia para casa a proposta de formatação do governo, com a criação da secretaria de Zeladoria. A próxima sessão ordinária será no dia 14 de janeiro, a partir das 17h.