Tradição familiar, alternativa de renda e diversificação em propriedade é destaque na Linha Boa Esperança Alta, em Mato Leitão. Com o apoio e orientação dos profissionais da Emater, o produtor Astor Paulo Uhlmann investe na produção de melancia. As primeiras frutas, entre 12 e 15 quilos cada, já são colhidas. Para esta safra, o agricultor plantou cerca de 1,1 mil mudas.
“Minha família sempre cultivou a melancia para consumo. É uma tradição que passa de geração em geração. Resolvi agora apostar numa plantação maior e está dando certo”, disse o agricultor. “Numa das áreas, são cerca de 160 mudas e o rendimento pode chegar a 200 frutas ou até mais”, ressaltou Uhlmann.
No entanto, o produtor rural lamenta a falta de chuva mais regular nas últimas semanas. “O sol tá muito quente e em muitos dias o vento prejudicou as plantas. A água é fundamental. Tem muitas frutas amadurecendo e outras ainda em desenvolvimento. Normalizando a chuva, vou ter melancia até março”, afirma.
O chefe da Emater local, Rudinei Pinheiro Medeiros, acompanha a iniciativa do produtor que reside nas proximidades da RSC-453. São visitas regulares para auxiliá-lo em todas as etapas do cultivo. Parte da produção, explica o técnico, será destinada para a merenda escolar. “Confirmamos pelo menos 540 quilos de melancia que serão incluídos no cardápio das escolas do município a partir do próximo mês. Já é uma renda garantida para o produtor”, diz.
Uhlmann planeja ampliar e melhorar a produção. “A ideia é plantar em três estágios, a partir de agosto. Assim terei sempre melancia à disposição por mais tempo. Outra coisa é implantar um sistema de irrigação. Água eu tenho nos açudes que são abastecidos por nascentes”, completou.